FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NO MEU TEMPO...(CONVERSA DE BOTECO)

Cada vez vejo mais dificuldade em me fazer compreender pelas pessoas. É que no meu tempo muita coisa era diferente.
No meu tempo, "crack" era jogador de seleção, "pó" era o que ficava sobre os móveis quando o tempo estava seco, "fumo" era um rolo coberto de alcatrão,  "balada" era um gênero musical, "gato" era um animal doméstico, "blitz" era tática de guerra alemã, "carreta" era um carro de bois, "vapor" era navio de passageiros e "avião" era o outro nome de aeroplano. 
Para mim, naquele tempo tudo era mais simples, eu tinha poucas coisas e aspirava poucas coisas, apenas coisas que estavam ao meu (curto) alcance.

Poucas coisas restaram daquele tempo...

No meu tempo, não tinha supermercado, e as compras eram feitas na venda da esquina, onde as despesas eram anotadas num caderno, que era pago no final do mes (quando dava). Nas calçadas, as crianças brincavam de bambolês e bolinhas de gude, ao invés de computadores e videogames.
Mas, a gente ia ao colégio para estudar e aprender, não para ter onde comer! E para passar de ano, tinha que ter aproveitamento nas provas e sabatinas. Quando a professora entrava na sala, os alunos ficavam respeitosamente de pé, até que ela desse "bom dia" e mandasse sentar.
No meu tempo, os bandidos portavam revólveres e fugiam da polícia, ao invés de atacar até delegacias, com bandos armados com armas de guerra. E quando a polícia pegava um ladrão, que havia roubado um relógio ou uma carteira, era mostrado numa foto do jornal, geralmente um molecão magricela, descabelado e vestindo uma camiseta. 
As coisas continuam as mesmas, só que diferentes... 
Alunos andam armados e agridem professores, e ainda recebem apoio paterno.
Hoje, os ladrões são senhores de cabelos grisalhos ou pintados, e aparecem nos telejornais dando entrevistas coletivas, cheios de pose, vestindo ternos e gravatas de grifes famosas, tentando justificar a forma como roubaram milhões do dinheiro público (nosso dinheiro)!
Na realidade, isso até foi uma melhora, já que antes, mesmo roubando, eles não tinham sequer que aparecer em público para se explicar! Talvez ainda chegue um dia em que eles aparecerão algemados, indo para as celas. Ah, e sem que ninguém tome as dores e saia em sua defesa.
Sou um saudosista, mas não a ponto de acreditar que tudo era perfeito ou de deixar de reconhecer os confortos e benefícios que a tecnologia nos trouxe nesta era. 
Entretanto, vieram também as mudanças sociais e comportamentais que nos fizeram abrir mão de algumas coisas simples que se perderam para sempre... 
Coisas tais como inocência, respeito e fé...
Mas, enfim, tudo tem um preço...

26 comentários:

  1. Amigo,

    E assim gira a roda da vida....
    Algumas vezes para melhor, outras para pior.
    Vejo pasma a gurizada onde moro fazer e dizer coisas que seriam verdadeiros absurdos na nossa época de crianças/adolescentes.
    O mundo realmente está diferente e muito de 30/40 anos atrás, o conforte aí está, mas muitas vezes nos perguntamos a que preço?
    Quanto aos "ladrões" de colarinho branco, estes existiam desde sempre, apenas não existia a tv, a internet para que fosse tão abertamente divulgado.
    Agora, algumas mudanças sociais foram importantes e necessárias e creio que estas vieram para melhorar´.
    Enfim, é realmente um assunto longo....

    Beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  2. O meu tempo não é tão longe quanto o seu, mas o saudosismo me acompanha também. Acho salutar.

    Desse seu texto incrível, destaco os seguinte trecho: "a gente ia ao colégio para estudar e aprender, não para ter onde comer!"

    Acredita que esses dias eu lembrava de como fazíamos quando a diretora entrava na sala de aula? Ai de quem desse um pio ou ousasse ficar sentado... Hoje em dia nem se percebe a entrada de visitantes portando armas.

    No meu tempo as compras eram feits em "bodegas" e se pagava também (se desse) no fim do mês.

    Mas, o que é carreta?

    Beijos, moço cronista.

    ResponderExcluir
  3. Esse era também o meu tempo, Leandro, e sinto fala exatamente da inocência, do respeito, da fé e da dignidade que faziam parte desse tempo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Como diz um sambinha da Beth Carvalho “no tempo em que Don Don jogava no andarai, nossa vida era mais simples de viver, não tinha tanto misere nem tinha tanto tititi...”

    Concordo com você com a tecnologia muita coisa mudou, algumas para melhor e outras infelizmente para pior, pode me chamar de retrogrado, mas ainda acho que as crianças precisão ter respeito com os mais velhos, hoje em dia inventaram que os adultos precisam tratar os jovens com igualdade, porém eles ainda não tem o caráter formado, sendo assim com tamanha responsabilidade podem pender para o lado negro da força.

    Mas temos que lembrar que naquele tempo também tinha muita coisa errada, mas como a comunicação era mais difícil, a maioria do povo não ficava sabendo das atrocidades que aconteciam do outro lado do mundo, gente safada sempre existiu, só que agora fica mais difícil empurrar a sujeira para debaixo do tapete.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Amigo Leonel....

    Apesar dos pesares, Também fui por muito tempo a uma venda, sempre pra buscar algo como aquele Óleo para fritura que o "dono da venda" como eu chamava... rss Retirava dos Latões de 100L com uma engenhoca que mais parecia um sugador ( bomba ) de pressão com manivela... vixê!! Faz tempo cara!! rss

    Viajei... rss
    Hoje, a polícia atira-se contra ônibus lotado.. Pra proteger os passageiros de ladrão.(??????).. Juro que não entendi onde fica a parte "proteger"... Pôw!!

    Deusssssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto Leonel,
    Também tenho minhas "recaídas" que me trazem as coisas boas de volta. Parece que nosso cérebro tem um mecanismo que suprime o que de ruim ou desconfortável aconteceu num passado qualquer e preserva aquilo que nos deixou satisfeitos ou felizes. Ainda bem, não é mesmo? Minha experiência: Costumo lembrar com detalhes as boas piadas que me foram contadas por mais remoto que seja o tempo. Lembro da piada, de quem a contou e do ambiente, contudo, das injustiças e perversidades das quais fui vítima não lembro. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  7. A-DO-REI!!! Aliás, espero não ser julgada por ser saudosista. Não é crime,né? Tudo que descreveu tão bem, vivi...e sinto saudades messsmo...e conto aos meus filhos com uma emoção que não percebo nas histórias deles! Tudo, para eles, normal, digital, não presencial, etc e tal. Perfeito esses tempos não eram (existirá algum?), mas que eram muito mais emocionantes e vívidos... ah eram!!!
    Beijuuss n.a. e aproveito, amado, para lhe desejar um Feliz Dia dos Pais!

    ResponderExcluir
  8. HOJE venho deixar.
    Amizade e uma flor...

    Uma Flor ...ESPECIAL...

    Adorei o NIDO...


    A ti...
    Flor de porcelana...
    Que no meu jardim...
    Floria...
    E me deixava feliz...
    E que recordo...
    Com muita saudade...
    E deixo...
    Nestas linhas...
    Uma singela homenagem...
    À flor...
    Mais linda...
    Que Angola tem...
    E que o mundo já viu...

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  9. Sandra, como você reafirmou, os crimes de colarinho branco sempre existiram, e só a nossa inocência e a falta de denúncias faziam com que parecessem ausentes. Pelo menos agora, ninguém pode dizer que "não sabia"...

    Milene, se a professora já era autoridade “paca”, imagine a diretora!
    “Carreta” não foi nenhuma gíria, apenas o grande caminhão cargueiro que vemos nas estradas. Só que no meu tempo, eu só ouvia este termo para designar uma carroça de quatro rodas, reforçada, puxada por de uma a três juntas de bois, conforme o peso. (Cada “junta” era um par.)

    Dulce, parece que somos do mesmo tempo...Seja benvinda!

    Momo, concordo com você no que diz respeito à educação das crianças e jovens. E também acho que hoje está mais difícil esconder a sujeira!

    Tatto, boas lembranças antigas! Mas tristes acontecimentos como este do ônibus, onde meteram bala sem critério, comprovadamente! Os buracos estão lá para provar!

    Jair, como tão bem você colocou, os bons tempos só são bons porque apagamos as passagens ruins e só guardamos os bons momentos!

    Regina, nada errado em ser saudosista como eu, desde que não tenhamos fixação no passado. Quem tem boas lembranças tem mesmo é que saborea-las de vez em quando! Algumas coisas nos proporcionavam experiências que hoje não são mais vividas...Obrigado!

    Lili, que belo poema. Estive no teu blog e vi a bela flor que te serviu de inspiração! Sejas benvinda!

    Abraços e agradecimentos a todos!

    ResponderExcluir
  10. O que que é sabatina? rsrsrs Mas você é antigo mesmo hem!
    Gostei tanto do texto... Me fez relembrar tanta coisa de escola.

    Eu sou do tempo que só os filhos de ricos levavam um sanduíche com carne, e eu raramente poderia levar um pão.
    Falando ainda de recreio sou do tempo que se eu levasse um sanduíche teria uns 10 para me pedir um pedacinho e, kkkkk meu amigo que era como eu que levava raramente uma merenda decidiu um dia dar pedacinhos para todo mundo. Todo mundo contente com sua bondade mordia e la dentro era cheio de pimenta malagueta. Ele fingia que comia aguardando de pescar um fila boia no patio da escola e eu fui uma delas, kkkkkk

    Nesta modernidade surgindo a tecnologia a olho visto, tem um politico aqui recriminado dizendo que os jovens esqueceram de viver e evoluir olhando o que se passa na cidade, no seu desenvolvimento deveriam estar mais presentes. Agora pergunto: Mas como poderiam fazer isto se quando saem correm o risco de não voltar mais? Como os jovens acostumaram e sabem que são eles os prisioneiros resolveram fazer tudo que fariam la fora dentro de casa, rsrsrs. Assim ligam o PC e a TV e dançam, vê filmes, merendam em casa mesmo, procuram ler, fazer até sexo, rsrs
    Vida louca! Os filmes antigos mostraram o futuro e agora quem revê estes filmes poderão ver que foi tudo verdade. So falta ver carros voando como mostra em filmes em que atua Tom Cruise, rsrs
    Beijos
    Ah eu postei hoje, mas como sempre demora a aparecer.
    Beijos de novo, rsrs

    ResponderExcluir
  11. Lembro de tudo isso que falou quando era criança no interior Leonel....e constatamos que as coisas mudam e algumas mudaram para pior, o que também nos oferece grandes desafios de combate do bem contra o mal....eu li em algum lugar que estamos em tempos da "ascensão do baixo clero" e fixei isso nos exemplos que tenho visto ultimamente....em todos os setores sociais....
    Agora quanto ao início do seu post sobre as palvras, te falo que uma das pretensões da polaridade negativa é desconstruir o sentido exato da palavra, já que ela é vida....nesse caso, a gíria entraria nesse aspecto, como uma arma poderosíssima não só no ascender do som como barulho feio que atrai energias semelhantes, mas em letras de músicas que com batidas metabólicas, acordam o primitivo do ser humano e impedem contato com a espiritualidade....e eu já falei muito.... depois falo mais.....
    Beijos e boa noite!!
    Carla

    Também lembrei-me de algo como o amor do sol e da lua....tivemos os mesmos sinais amigo.

    ResponderExcluir
  12. Aymée, sabatina era uma prova semanal, sobre a matéria dada naquela semana, acho que costumava ser no sábado, daí o nome! Minha merenda as vezes era um sanduiche de queijo, ou uma banana, que eu levava de casa.
    Gostei de "fila-bóia"! Mas, botar malagueta é muita maldade!
    Agora, filme com carros voando acho que foi com Bruce Willis!

    ResponderExcluir
  13. Pô, Carla! Eu não sei nada sobre essa mística envolvendo as palavras, mas quanto à "ascensão do baixo clero", há indícios por toda a parte!
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  14. Não senhor! Tom Cruise fez um filme de ficção cientifica que vi novamente pouco tempo faz e tinha carros voando, mas acho que havia trilhos, hehe
    E mais eles achavam o bandido antes de cometer o crime, "é Mole?"
    http://www.youtube.com/watch?v=gn2sLUJ-eLk

    MINORITY REPORT - A NOVA LEI
    Título original:Minority Report
    Duração:146 minutos (2 horas e 26 minutos)
    Gênero:Ficção Científica
    Direção:Steven Spielberg
    Ano:2002

    Me lembrei de uma outra coisa... Nossa este seu texto esta me levando para "Un passato lontano!" hehehe
    Eu me lembro que na minha adolescência havia o Paz e Amor e devíamos andar pelas ruas da cidade fazendo o sinal com os dedos. Olhávamos para as pessoas, sorriamos e fazíamos o sinal com os dedos:Paz e amor!!
    Tinha dias que era cansativo de tanto levantar os dedos, hehehe
    Depois veio o pior... Deixaram de fazer o Paz e amor para dar dois beijinhos pela estrada. Parar para beijar, ufa! Quem teria compromisso como ir a um banco antes de fechar, fazia o mal educado, hehe
    Girias que escutava:
    Vamos para uma quebrada? "As pessoas se encontravam em bares e depois iam para lugares como montanhas, rios, para curtir a noite ao luar e tocar musica, e muitos deles se drogavam"
    Eu vivi isto e era sempre a "Careta" da turma junto a outras amigas que estavam comigo.
    "Tudo joia? Tudo maneiro?" Era um cumprimento.
    "Ele esta me enchendo o saco" não aguento mais é um "caga pau"hehehe
    Vou parar por aqui, vou "Morcegar um pouco" hehehe Paz e amor para você\/

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!

    Esta é a mensagem de Deus para você neste fim de semana:

    "Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que estás gravada na palma de minhas mãos". (Isaías 49:15 e 16a)

    Que o seu dia dos pais seja repleto do amor do maior de todos os Pais!

    http://www.youtube.com/watch?v=psbf6yPiZZA

    Deus seja contigo.

    Blog Yehi Or!
    http://hajalluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Leonel!

    Estou em dívida contigo, meu amigo, mas hoje estou bem melhor de saúde e pude vir. Trato de uma pancreatite, e você nem imagina como o mundo andou girando comigo, por esses últimos dias...
    Temi vir comentar e dizer asneiras por aqui, Deus me livre...rs
    Sabia que cheguei até mesmo a pensar que o Asteroide já tivesse chocado de vez com nosso lindo planeta Terra?...pois é, foi assim, desse jeitinho, que fiquei...

    Brincadeiras à parte, essa sua postagem está adorável!! Claro que ela é do meu tempo, e tudo que você citou (na conversa de Boteco...rs) tenho que concordar sim, com todas as vírgulas, com todos os pontos e com todos os sinais!
    Sou também (muito!) saudosista e, embora vejamos com gratidão as grandes invenções e as infindáveis modernidades, não há dúvida nenhuma de que, 'pesando bem na balança dos prós e contras', os tempos de outrora possuíam um VALOR DE OUTRO QUILATE!
    Analiso assim: quem gosta de avanço tecnológico, prefere os dias de hoje.
    Quem aprecia bons modos, educação a toda prova, respeito, dignidade...fica com 'aqueles tempos' onde não era nenhum crime, absolutamente, DESEJAR TER POUCO E SE REALIZAR PROFUNDAMENTE COM ESSE POUCO!

    Uma delícia ler você, hoje, Leonel! Adorei!
    Obrigada pela presença constante nos Botões...

    ResponderExcluir
  17. Tinha uma professora que falava que o Axé é a música para entrar no cio...kkkkk....e aí vai uma análise do que significa, em meio a tanta gente atrás do trio elétrico...e a energia que depois de um relacionamento pode durar anos. Teias formadas, emboladas....
    Beijos Leonel,
    Carla

    ResponderExcluir
  18. Tudo um grande pacote Leonel!
    Uma trama...
    E isso nem vc teria tempo de ler e nem eu de escrever o desenrolar de cada arma que é apontada direto no coração cristão de todos nós. É só acordar...e enxergar.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  19. No meu tempo as coisas eram diferentes. Meu pai falava uma vez só.
    Eu comia o que tinha na mesma. Lambia os dedos..
    Ajudava minha mãe nos afazeres de casa..
    Leva algumas palmadas quando merecia..
    Naçao tinha roupa de grife..
    Não ia ao shopping..
    No meu tempo eu tomava KI-SUCO aos domingos com macarronada e frango assado.
    Saudades daquele tempo..

    Um bj..e UM DOMINGO DOS BONS!!

    Ma

    ResponderExcluir
  20. ahhh que tempos bons esses.


    Leonel Querido,vc é papai? Se sim, um feliz dia pra vc e junto aos seus.
    Hoje é minha estréia no MULHERES MODERNAS: http://elasmodernas.blogspot.com/


    CONTO COM SUA PARTICIPAÇÃO.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  21. Aymée, eu pensava no filme O QUINTO ELEMENTO, com Bruce Willys, que também tem carros voadores! Este filme que você citou também foi muito bom, mas eu nem lembrava que também tem carros voadores...Vejo que você tem boas lembranças das falas do seu tempo! Devia escrever mais a respeito...

    Judite, obrigado por lembrar de mim! Que o Senhor esteja contigo também!

    Graça, desejo melhoras na tua saúde! Eu nem sabia que passavas por este drama. Fico feliz por saber que identificastes coisas tuas neste texto. Agradeço muito tua presença, sempre benvinda neste cantinho!

    Carla, tem música para todo o fim, por aqui, as vezes ouço “músicas” (para mim ruído) que só falam de coisas ruins...

    Ma, muito prazer em vê-la por aqui! Você lembrou bem de outras coisas gostosas: macarronada com frango assado aos domingos e...Ki-Suco, um luxo que não era para todos os dias! E como ficávamos felizes por estas coisas tão simples!

    Dri, muito obrigado, e já deixei meu pitaco lá na tua postagem!

    Abraços agradecidos a todos!

    ResponderExcluir
  22. Este teu boteco está bem frequentado, amigo... em quantidade e qualidade. Merecidamente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Barcellos, agora então, nem se fala!
    Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  24. Leonel boa semana!!
    Com paz, amor e amizade!
    Carla

    ResponderExcluir
  25. Esta caderneta que anota as compras mensais ainda é aotada no interior..... e no meu tempo ainda tinha o Chico Peão, empregado da venda, muito querido de todos, que passava o dia todo entregando as compras que os clientes pediam por telefone, num caixote vermelho que levava acima dos ombros...e em cada lugar que ele fazia entregas parava para um dedo de prosa...kkkk
    Hoje as entregas são feitas de moto...kkkk
    Bons tempos!!
    Carla

    ResponderExcluir