FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

UM ANO SE PASSOU...

Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves...

(trecho da letra da música CANÇÃO DA AMÉRICA, de Milton Nascimento e Fernando Brant)

Há pouco mais de um ano atrás, editar um blog me parecia algo impensável.
Jamais me passaria pela cabeça expor publicamente minhas ideias ou opiniões.
Entretanto, de vez em quando enviava para os amigos e parentes via correio eletrônico algumas maluquices ou opiniões sobre determinados assuntos.
Até que comecei a receber mensagens do meu amigo Jair sobre as postagens do blog dele, UM BLOG QUE PENSA.
Eu já sabia da vasta bagagem cultural do meu amigo, um leitor inveterado, que falava com bastante desenvoltura sobre fatos curiosos e pouco conhecidos.
Suas postagens seguiam uma linha bastante interessante e passamos a trocar mensagens debatendo com mais profundidade alguns assuntos já postados por ele. Além disso, meus comentários às vezes se estendiam bastante, talvez mais do que deveriam no blog alheio.
Daí, resolvi enviar a ele (e também ao amigo Barcellos) algumas coisas que eu tinha escrito para mim mesmo. Logo, ele começou a sugerir que eu criasse meu próprio blog. Eu, pela minha natureza um tanto crítica, achava que não seria lido por ninguém, ou que em determinado momento, não teria assunto para escrever.
Mas, o Barcellos, que estava reativando seu blog SETE RAMOS DE OLIVEIRA, além de começar a publicar na rede seus interessantes contos de ficção-científica, se juntou a ele me dando força, e eu acabei achando que, se dois caras assim estavam insistindo tanto, era mais provável que eles estivessem certos e não eu!
E assim, de uma hora para a outra, no dia 08 de julho de 2010, lancei O ASTERÓIDE  (Me disseram que não tem mais acento! Bobagem!  O que asteroide nunca teve foi assento! Já viram alguém sentado num asteroide?).
O nome foi decorrência de uma leitura que me deixou bastante impressionado, para não dizer assustado, sobre as possibilidades de nosso planeta ser atingido por um dos milhares de asteroides errantes que vagam pelo nosso sistema solar.
E também me influenciou a lembrança do asteroide B 612, lar de origem do Pequeno Príncipe, do genial Saint-Exupéry.
Minha primeira postagem foi sobre um fato que causou grande impressão na minha infância: a chegada à Porto Alegre dos bravos jangadeiros vindos do nordeste pelo mar afora, ao longo da imensa costa brasileira! O título foi UMA FAÇANHA ESQUECIDA.
Mas, o que eu não sabia era do envolvimento virtual que acaba acontecendo entre os blogueiros, e das amizades que surgem expontaneamente na blogsfera.
Todos ficamos conhecendo coisas de todos, pois inevitavelmente algumas coisas inerentes à personalidade de cada um transparecem nas postagens e comentários.
Meus primeiros leitores e comentaristas foram, é claro, Jair e Barcellos, além de meus familiares e amigos pessoais. Mas, principalmente através da divulgação nos blogs destes dois, fui aos poucos recebendo mais pessoas com paciência suficiente para ler minhas histórias e opiniões.
E acabei conhecendo virtualmente outras pessoas que hoje são importantes e presentes na minha vida.
Para falar a verdade, creio que minha vida seria no mínimo bem menos interessante sem a presença dessas pessoas com quem interajo nesta blogsfera!
São eles (vocês) que me enchem de satisfação quando leio suas postagens ou quando comentam as minhas mal traçadas linhas!
Algumas pessoas com quem nunca tive contato no mundo "material" hoje me parecem tão familiares como se tivessem sido colegas de infância.
Convivemos momentos difíceis, sentimentos de desalento, alegria, euforia, insegurança, angústia, carinho e descontração.
Tem aquela solidariedade quando alguém do grupo está meio por baixo, com mobilização para dar "tapinhas virtuais" nas costas, mensagens positivas e elevação de astral.
Essas pessoas são como espíritos para um médium, pois não os vejo mas me conscientizo da sua existência quando recebo manifestações das suas presenças, através da blogsfera.
Hoje, no aniversário da primeira postagem deste blog, quero  agradecer a todos vocês, que me inspiraram e continuam me motivando com suas postagens, com seus comentários ou mesmo com sua visita.

MUITO OBRIGADO!
MUCHAS GRACIAS!
MERCI BEAUCOUP!
THANK YOU!
GRAZIE MILLE!
DANKE!
ARIGATÔ!

15 comentários:

  1. Que honra sentar na primeira fila pra conferir sua postagem de aniversário, tão cheia de sentimentos, tão bacana.

    É mesmo essa sensação que temos em relação às pessoas que passam a fazer parte de nossas vidas, ainda que não em matéria.

    É muito bom interagir contigo, contar minhas coisas, te fazer sorrir. E aqui, porder me sentir uma espectadora dos tantos vôos descritos, entre tantas outras viagens tendo a palavra como meio de transporte.

    Que tantos, felizes e incontáveis anos de Asteróide venham, Leonel. Com assento ou sem acento.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. E que muitos anos venham Leonel, e que seus textos continuem trazendo essas características críticas com certeza, abração :-)

    ResponderExcluir
  3. Caro Amigo,

    Tudo o que tu falastes sobre a presença dos amigos virtuis na nossa vida é a mais absoluta verdade. Existem algumas pessoas que passam por nós na vida e não nos deixam nenhum significado, existem outras, que entram na nossa vida de modo a se instalarem dentro do nosso coração e por lá ficarem.Tu és uma destas pessoas, que entra no coração dos amigos e lá se apossa de um pedacinho dele.
    És uma querida presença constante lá na minha JANELA o que me deixa muito, mas muito feliz!
    Obrigada por todo o carinho, a cordialidade, a elegância, a amizade com que tu colores o meu dia!

    Um aniversário cheio de alegrias para ti!

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  4. Que bela homenagem Leonel.
    E' muito bom saber o quanto a gente é importante para alguém em que consideramos do mesmo modo importante.
    Me recordo muito bem como me aproximei de voce e o modo que voce recebeu minhas palavras com carinho. Eu daqui tenho na realidade é te agradecer por ter surgido no meu grupo de amigos. Adoro interagir com voce porque a cada vez que nos falamos eu aprendo mais, eu fico feliz de conhecer a sua mente que ara mim é um mundo diferente do meu!
    A sua postagem ficou linda demais! Parabens pelo seu blog, ele é riquissimo, seu conteudo vale ouro e isto nao pode ter fim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que linda mensagem
    Minha vida virtual sem vc num teria muita graça admito.
    Confesso que fico esperando seu comentário lá no blog.pq muitas vezes leio o que preciso
    Num pense que apenas leio não ,eu analiso suas palavras e sei que são para meu bem.
    Vc é um dos amigos virtuais que admiro muito
    Parabéns e que muitos anos venham por ai
    Juntos
    bjussssssss

    ResponderExcluir
  6. Leonel,
    Já pensou se tu não nos tivesse ouvido? A blogsfera teria perdido o articulista culto e talentoso que és. A blogsfera estaria mais pobre e, o que é pior, teus seguidores não teriam se deliciado com teus textos. Parabéns pela primeira velinha e que elas sejam muitas mais. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  7. Ah, leonel, ainda bem que você criou o seu seu blog; assim deu-me a chance de o conhecer, pena que só agora, e ler as letras que escreve, ou desenha,não sei, só sei que eu viajo dentro delas. Deveria escrever um livro também, o que acha? Percebi sua eloquência em se traduzir, e mais... Você conversa com os seus sentimentos, e faz com que ficamos intimos deles; conheci somente uma pessoa que escrevia neste estilo, Clarice Lispector. ela também falava com os seus sentimentos, como se o exterior estivesse em segundo plano, e o sentimento era a personagem principal.
    Parabéns pelo blog, e obrigadíssima pela visita, você já está concorrendo todo mês a um sorteio de um livro meu.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que ouviu seus amigos! Fico aqui pensando onde é que eu leria sobre aviões, guerras, CINEMA e tantas outras coisas que você tece de maneira ímpar. Com assento ou sem quero me sentar nesse asteroide por muiiitos anos mais. Me incluo nesses amigos que recebem "tapinhas virtuais" de afago e deles não abro mão e lhe sou gratidão! VIDA LONGA, amado, ASTERÓIDE!(com assento ou sem rsrs)
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  9. Leonel hoje eu é que agradeço a oportunidade de ter você como amigo, me fazendo companhia de forma original, única e importante. Acrescentando conteúdo, informação e espirituosidade na minha vida.
    Vc chegou e ficou aqui comigo, num lugar especial e faz minha vida mais rica. Pode crer!
    Parabéns e que continuemos afinando nossa amizade através da nossa relação de respeito, amor, confiança, admiração e alegria.
    Beijos e OBRIGADA!!!
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Todos os "Certificados de Excelência" conferidos pelo "Sete Ramos" apresentam, no campo "Outorgado a" nomes de Blogs. Exceto um: o seu, meu amigo! Lá consta seu nome, e desde já declaro que não haverá outro assim. Parabéns ao Asteroide, que para nós estará sempre na culminância do afélio e na atmosfera do pericárdio...
    Abraço especial, Leonel. Sempre especial!

    ResponderExcluir
  11. Ó... negóciguinte!

    Tudo isso que o Barcellos dizêu "quêu não sabo dizê"... EEE!!

    Deussssssssssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  12. CHEGUEI AQUI POR QUE VEJO SEMPRE SEUS COMENTÁRIOS NO XIPAN E GOSTO DELES ..NEM SEI POR QUE DEMORAMOS TANTO PARA IR VISITAR UM BLOG E EU DEMOREI CHEGAR POR AQUI MAS JA GOSTEI DO QUE LI..

    BOM CHEGO EM DIA DE FESTA E PARABENS POR UM ANO DE BLOG

    SUA HISTÓRIA FOI COMO A MINHA ...UMA AMIGA LENDO MEUS COMENTARIOS SUGERIU QUE EU FIZESSE UM BLOG E HOJE ME SINTO SÓ SE NÃO BLOGAR FALTA ALGUMA COISA NO DIA SE NÃO LER UM BLOG E SEMPRE ESTOU LENDO MESMO QUE NÃO COMENTE MAS LEIO..

    LEONEL PARABENS

    GOSTEI DO SEU ESPAÇO

    BOM FINAL DE SEMANA

    OTILIA

    ResponderExcluir
  13. Leonel,
    parabéns pelo primeiro aniversário! A gente começa tímido, depois vai arrumando amigos se enturmando e de repente faz um ano! Que venha muitos aniversários.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  14. Bom domingo amigo!!
    kkkk....rosácea é um bom nome...kkk
    Aquela atividade terapêutica foi feita em um curso especial de Antroposofia que fiz, que teve duração de 4 anos. Portanto foi realizada em uma sala com outras, acho que mais de 39 pessoas, no mais absoluto silêncio. Mais pode ser realizada em casa também. Aliás deve!!
    Carla

    ResponderExcluir
  15. Leonel,
    Estou passando aqui para dizer que publiquei o capitulo 22. Publiquei hoje mas observando nos blogs de vocês, eles não estão anunciando. Não sei porque isto esta acontecendo, porque todos as publicações atuais de vocês estão chegando a mim, e a minha não. Pecado.
    Beijos

    ResponderExcluir