FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quinta-feira, 3 de março de 2011

FILME: O CISNE NEGRO

Eu me considero um "arqueologista" de filmes. Gosto mesmo é de desenterrar aquelas velharias dos anos 50/60 e não costumo comentar filmes com menos de 10 anos! Mas, estou abrindo uma exceção! 
Um drama atual sobre integrantes de um grupo de balé clássico não parece muito a minha praia, mas atendendo à sugestão de uma amiga, assisti e aqui estou comentando O Cisne Negro (Black Swan – EUA – 2010 – 108 min.), e tenho que admitir que este filme mereceu de fato as indicações, prêmios e elogios que recebeu pelo mundo a fora.
Eu estava preparado para uma história lenta e cheia de detalhes técnicos que só interessariam a quem é do ramo, mas trata-se de um excelente espetáculo, com doses bem equilibradas de suspense, terror e drama. Para mim, particularmente ótimo é o andamento, pois em momento algum me senti entediado, e sempre tem algo a acontecer.
O filme tem a direção de Darren Aronofsky e mostra a determinação da ingênua e perturbada bailarina clássica Nina Sayers (Natalie Portman, em grande atuação) na sua luta para conseguir o posto de personagem principal numa companhia novaiorquina de balé, para a montagem da peça O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky

 Nina Sayers (Natalie Portman): obcecada pela perfeição, mas cheia de grilos e xiliques. Portman mereceu o Oscar e os outros prêmios que recebeu.

Nesta peça, um certo príncipe Siegfried conhece a jovem Odette, que sob a ação do encanto de um bruxo, toma a forma de cisne durante o dia, só voltando a ser mulher à noite. Para quebrar o encanto, ela terá que conquistar o príncipe. Porém, se ele a trair, ela será um cisne para sempre. Mas, então entra na história outra mulher-cisne, Odile, mandada pelo bruxo para atrapalhar tudo. No balé, elas são o cisne branco e o cisne negro, uma alegoria ao bem e o mal, e disputam o coração do príncipe, que acaba se confundindo e traindo Odette.
Nina pretende representar ambos os cisnes, o bom e o mau. Ela busca a perfeição na sua interpretação, mas o diretor do balé, o arrogante Thomas Leroy (Vincent Cassel) acha que ela não é expontânea o suficiente. E ainda tem outra aspirante ao posto, Lily (Mila Kunis), tão decidida quanto ela a ser a estrela.
Nesta disputa, parece valer de tudo.
Para o diretor do balé, vale usar a escolha da protagonista como forma de barganha para obter favores sexuais das candidatas.
Para Lily, que também almeja o papel, vale se fazer de amiga, ou mesmo de amante, fofocar e até embebedar e drogar a competidora para tira-la do páreo. E, de quebra, ainda transar com o diretor.

O diretor do balé Thomas Leroy (V.Cassel) assediando Nina (N.Portman): pra ser a bailarina principal, tem que rebolar!

A ex-estrela destronada, a veterana e desbocada bailarina Beth McIntyre (Wynona Ryder), inconformada com sua aposentadoria forçada, despeja o seu vasto repertório de ofensas contra sua substituta Nina, a quem deseja todo o insucesso do mundo!
E, para completar, Nina ainda tem que aturar as perversões de sua própria mãe, a ex-bailarina desequilibrada Erica (Barbara Hershey), que quer interferir na sua vida.
Toda essa combinação de fatores acaba por causar uma tremenda confusão na cabeça da pobre Nina, que já não consegue mais distinguir entre suas alucinações e a realidade.
Em determinados momentos, a obsessão pela sua personagem chega ao ponto dela sentir crescerem penas de cisne pelo seu corpo, enquanto seus pés tomam a mesma forma que as patas da ave, numa assustadora metamorfose.
E, como na peça de Tchaikovsky, tudo se encaminha para um final trágico e surpreendente.
A magnífica atuação de Natalie Portman neste filme lhe valeu o Oscar 2010 da Academia de Cinema como Melhor Atriz, além do Globo de Ouro pelo mesmo papel. Também foi premiada pela Associação dos Críticos de Cinema e pelo Screen Actor's Guild Awards, além de receber vários outros prêmios, de diversas associações de cinema dos EUA e do exterior.
Quanto ao filme, apesar de ter recebido mais quatro indicações para o Oscar, não foi vencedor em nenhuma outra. Porém, recebeu o Globo de Ouro como Melhor Filme na Categoria Drama, Melhor Direção, e Melhor Atriz Coadjuvante para Mila Kunis, e foi premiadíssimo por diversos associações e órgãos do cinema americano e mundial.
Valeu a pena assistir!

17 comentários:

  1. Leonel,
    Eu já ia assistir o filme mesmo, agora se tornou uma obrigação da qual não me posso furtar. Excelente comentário, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Não vi, mas estou bem tentada a vê-lo, seu comentário aguçou minha curiosidade. Tomara que eu consiga tempo.

    ResponderExcluir
  3. Hola Leonel,

    me quedé curioso para verlo...

    Gracias amigo por compartir tu opinión.

    Te dejo saludos argentinos,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Leonel!!
    Eu assisti e gostei também do filme.
    Aquela mãe da Nina era uma desequilibrada que não permitia que a filha crescesse, sufocava demais, ao ponto de desequilibar Nina também.
    O filme mostra muito a obsessão, a insegurança, o medo, a inveja... Sentimentos com raízes no mal que faz parte da própria peça "O Lago dos Cisnes", que foi representada pela protagonista.
    Beijos,
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Então valeu a pena?! Fico feliz, amigo, por ter assistido a uma das interpretações - na minha opinião - mais emocionantes que vi, visceral... Há muito o que se pode analisar nesse drama! "Pra ser a bailarina principal, tem que rebolar"rsrs eu diria surtar na ponta da sapatilha rsrs.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  6. De tudo o que li sobre esse filme, certamente seu comentário foi o que mais me instigou a ver. Não gosto de filme muito badalado, sinceramente. O povo se acotovela pra assistir e eu dou meu tempo. Mas esse, assim que possível, verei.

    Belo texto.
    o que é o habitual por aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Leonel,

    Eu detesto o tal do carnaval, podes ter certeza que depois do que tu escrevestes já terei programa para uma das noites de folia...
    Agora fiquei muito curiosa sobre o filme!

    Beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  8. - Verei... assim que possível. Com certeza.
    - Abração, amigo.

    PS: Sugestão: libere os comentários da verificação de palavras - os amigos agradecem. Se preciso, poderá voltar atrás quando quiser.

    ResponderExcluir
  9. Barcellos, acho que já fiz a tal liberação. Aliás, eu nem sabia que isso estava acontecendo!
    Obrigado pela dica, em nome de todos!

    ResponderExcluir
  10. Tudo o que eu disser poderá ser usado contra IEU meRmo... Então vamos ao filme.... rss

    Abraços Leonel
    Tatto

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Leonel!
    A realidade do nosso país e todas as dificuldades devem ser levadas com bom humor para ficar mais leve amigo ...kkkk
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  12. E lógico que a educação é que pode mudar a realidade que nos cerca, que não tem nada de engraçado.
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog "to fora to dentro". Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs



    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.


    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.


    Abraços

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Não assisti o filme. Mas parece-me bem interessante pela sua descrição.
    Vai valer a pena ir sim vê-lo.
    Soube convencer seus leitores...acho que todos iremos assisti-lo, depois da bela explanação que fez.
    Muito bom.
    Uma noite de harmonia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Bom domingo Leonel!
    Realmente tudo demais torna-se cansativo. O dinheiro deve falar mais alto para as escolas de samba, e por isso, o número de figurates é excessivo. Uma pena!!
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  16. Oi, Leonel! Obrigada pela visitinha e que bom que gostou da sopa com betacaroteno!

    Vimos Cisne Negro e adoramos aqui em casa. Um ótimo filme de terror, não com monstros externos, mas os monstros interiores, que são os nossos medos do fracasso.

    Um baralo!

    ResponderExcluir
  17. Mais informações importantes sobre a música " Manhã de Carnaval"que só vc poderia nos dar. Obrigada Leonel! Por isso é bom ter amigos cultos que acrescentam conteúdo.
    Beijos,
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir