FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 19 de março de 2011

ENTRANDO NO ESQUEMA...MEME LITERÁRIO

Eu já falei esta semana mesmo, num comentário para a Milene que "não sou muito chegado a questionários, pois nem sempre as perguntas são as certas..."

Mas, não é que a Aymée Lucass (Os InVerSos dEnTROoo De MiM) me botou nessa?


Segundo consta, aceitando o esquema, eu teria que responder às perguntinhas e atender às solicitações do selo acima!

Então lá vai:

1 -  Existe um livro que você leria muitas e muitas vezes sem se cansar? Qual?

Não! Ainda não achei um livro que eu leria muitas vezes sem me cansar. Entretanto, eu gosto de reler trechos de livros, para reavivar passagens que ficaram meio apagadas na memória.

2 -  Se você pudesse escolher apenas um livro para ler o resto de sua vida, qual escolheria?

Pô! Apenas um livro para ler o resto da vida? Eu escolheria talvez Ten Faces of the Universe (nunca achei traduzido), de Fred Hoyle, que tem diversas visões do nosso universo, como por exemplo, a dos matemáticos, a dos físicos, a visão teológica e outras, e apresenta ainda alternativas um tanto diferentes das consagradas pela ciência convencional para explicar certos fenômenos. O livro não é um "tijolão", mas em função da amplitude do assunto, e das perspectivas que ele abre, ficamos com muita coisa para pensar! Outra alternativa seria a Bíblia, que também tem muita coisa para se ler e pensar...Aliás, esta pergunta me fez lembrar de um filme recente que assisti, chamado O Livro de Eli!

3 - Indique um livro para que os outros possam ler! 

"Os outros" engloba uma grande variedade de pessoas, cada uma com seu gosto. Então tenho que escolher um bom livro (na minha opinião) e cujo assunto seja de interesse geral. Eu indicaria Esta Noite a Liberdade, de Dominique Lapierre e Larry Collins, um livro muito bem pesquisado, que nos leva para a Índia, logo após a II Guerra Mundial, prestes a conquistar sua independência, nos mostra a atmosfera caótica reinante no país e as circunstâncias que cercaram o assassinato do grande líder pacifista Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como o Mahatma Gandhi.

4 - Indique 10 blogs para responder este Meme.

Me perdoem, mas esta eu vou passar! Falta-me coragem para "passar esssa bola" adiante. Assim, parece uma corrente, e eu sou o maior quebrador de correntes da Web! Sorry!

5 - Linke o blog que te indicou.

Isto eu já fiz, lá no início da postagem (segundo parágrafo)!
Encerrando o meu depoimento, nada mais disse nem me foi perguntado...

Byyye!

17 comentários:

  1. - Excelentes escolhas, como sempre! Acho que vou bolar um "meme" sobre filmes... talvez sobre séries... talvez sobre séries que abordem ficção científica... talvez sobre "Star Trek" - quem sabe? Talvez eu consiga que um amigo chegado dê sua abalizada opinião!
    - Fica aí a sugestão, junto com meu abraço.

    ResponderExcluir
  2. Leonel,
    Responder a um questionário destes requer uma capacidade de síntese que a maioria de nós não temos. Feliz aquele que consegue com razoável coerência sem retirar seus esqueletos dos armários. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Leonel!
    Um livro, nosso melhor amigo que nos leva a viajar sem pagar passagem.
    Leonel quanto à sua pergunta, acho que um pouco dos dois. A foto explica o que o coração tem para falar; ou o coração falando do que vive do lado de fora. Uma mistura amigo.
    Escrevo desde criança e gosto.
    No momento, a Secretaria de Educação de Sergipe, infelizmente, está nos tirando, todos nós professores das salas de informática, para assumir salas de aula. Como não querem fazer concurso, iremos para a sala de aula e os computadores das escolas irão ficar PARADOS. Poderei ser lotada em outra escola sa rede, que nem sei qual será. Que tal? Quando entendo que deveria ser o contrário. Professores usando esta ferramenta maravilhosa da tecnologia. A educação está regredindo.
    Eu continuarei então com o meu blog, que antes estava dando uma força para a escola e os alunos. Agora com o nome "Amor ACORDADO" e escrevendo o que gosto e do que gosto.
    É isso e bola para a frente Brasil!!
    Beijos,
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Mestre Barcellos, sua mensagem foi captada!

    Jair, você acertou na mosca! Síntese é necessária para imaginar coisas inusitadas, que nunca ocorreriam de fato na vida real! É a isto que eu me referia quanto à " perguntas certas"!

    Carla, estou te respondendo no teu blog!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  5. AMIGO VC É TÃO QUERIDO!
    OBRIGADA E VOU PUBLICAR SEU COMENTÁRIO.
    BEIJOS,
    CARLA FERNANDA

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrs... Adorei isso! Você se rendeu, maravilha! Era o único que resistia à influência dos tais memes. Gostei de comprovar a ausência de sua intolerância.

    Eu também não sou chegada nesse negócio, a não ser quando me instigam a brincar. Pra mim a blogosfera é acima de tudo descontração. Daí vez ou outra aceito a missão de postar alguns.

    Mas tudo descompromissadamente, do jeito que gosto, subvertendo tudo.

    Beijos, Leonel.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Leonel...

    Um dia todos nós cedemos...rss
    Um "MEME" ou outro não vai destruir uma vida inteira de nosso tão estimado ( Trogloditarismo ).. nénão?

    P.S. Obrigado por "se expor" EXPONDO, meu selo..

    Um AVACAGÁ dimulidor procê..
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  8. AH...Não gostei desse "MEME" não. Quando vi postagem nova e de"MEME", vim logo bisbilhotar sobre você... Pena que não tinha aquelas perguntinhas cretinas que desnudam a vida da gente... AHahahah... Eu, também, não gosto de responder, mas de você eu bem que gostaria de ler...Ahahah... Agora, sem brincadeiras, gostei das suas indicações, ficou bem legal.

    ResponderExcluir
  9. Ola Leonel,
    Inicio dizendo que hoje ao chegar do trabalho escrevi para voce e era um texto grande, kkkk so que ao postar nao sei o porque nao foi aceito e desapareceu... Nossa fiquei furiosa e fui dormir, rsrsrs.Vou tentar de novo...
    Foi assim que escrevi: rsrsrs
    Ontem quando postei este meme era muito tarde aqui e pensei: "depois eu aviso aos amigos que indiquei". Hoje ao entrar vi que mesmo sem avisar ja haviam uns que descobriram sozinhos e um deles foi voce que aceitou com carinho e até ja havia preparado o seu. E agora venho a saber que voce é muito parecido comigo até nisto, pois eu também nao gosto tanto de meme, rsrs

    Legal saber que voce também prefere rever os filmes mais do que livros, e de livros prefere reler somente trechos marcantes.
    Quando fui fazer o titulo estava para mudar, e em vez de "Vale a pena ler de novo", quase coloquei "Vale a Pena Ler de Novo ou Rever de Novo?" Mas entao parei e pensei: "Aymée nao inventa, voce ja mudou demais"rsrsrs
    Depois vendo a sua postagem pude perceber que eu esqueci de responder a pergunta 3, rsrsrs vou ter de conrrigir depois.Vou indicar outro filme, kkkkkkkkk

    Quanto ao filme que mostrei Happy Family realmente vale a pena ver. Aqui os filmes italianos estao melhorando cada vez mais. Nao so este como tantos outros me encantam como Manuale d'Amore 1, 2, 3. O Manuale d'Amore 3 tem como ator Robert De Niro que contracena com Monica Bellucci eu ainda nao vi mas nao vejo a hora de ver, pois o 1 e 2 foram otimos.Em todos os tres tem Carlo Verdone,que para mim é super ator.
    Tem também uma promessa ao cinema: Riccardo Scamarcio que a cada filme se torna mais sucesso.
    De uma olhada no google que tem trailler.
    Continua em outro post...

    ResponderExcluir
  10. Quanto a Happy Family é a estoria de um rapaz(Fabio De Luigi) que na vida se tornou rico e nao precisa de trabalhar, pois seu pai havia criado um objeto para ser usado e uma maquina de lavar que no mercado fez sucesso e a cada venda, o rende rico e tranquilo.
    Na estoria demonstra que ele é um solitario que perde uma namorada e assim resolve escrever um filme, entao ele diz olhando para camera: Se voce nao tem nada para fazer e sabe escrever, escreve a coisa mais bela do mundo! Ele diz "Tenho tudo para fazer tornar este filme um sucesso, tenho saude, um pc, solidao e a ideia?Falta a ideia mas nao tem problema", rsrsrs
    E assim inicia a escrever. So que no meio da estoria os personagens começam a tomar vida e aparecem na tela fazendo pedido a ele de mudar isto, mudar aquilo, como se a estoria fosse sem graça...
    E isto se torna muito divertido, pois ele briga com eles mas escuta os personagens e vai criando novidades. E no meio disto ele começa a entrar na estoria, sofrendo um acidente com a bicicleta atropelando um dos personagens.
    Este personagem o convida para um jantar e dali ele faz parte da estoria, se envolvendo com todos e até se apaixoando... So que depois de um certo tempo ele resolve que nao quer mais escrever, entao os personagens vao para a casa dele e começam a reclamar dizendo que se ele fizer isto eles terao de viver ali, pois nao terao mais vida, e cada um quer saber o que ira acontecer com eles, que nao era justo o que ele estava fazendo, kkkkk Os personagens ficam curioso com o que eles poderiam ser na vida.
    Os atores sao otimos, fizeram o seu melhor para nos despertar atençao.
    E o final foi para mim exemplar... Ali eu vi como é a alma de um escritor, rsrs Pura realidade, pois realmente um escritor é muito solitario e mais... Gosta da solidao e toda esta criaçao para ele é um alimento por nao ser um que vive a fazer o que escreve, rsrsrs
    O escritor viaja, vai em qualquer parte, ve o mundo mas nao sai do lugar, mas é feliz de ser assim. Nao ve voce? Posso te citar como exemplo...(Bem nao sei se gosta da solidao, mas para mim voce tem este lado escritor sim...)
    Voce vai sempre no passado e aposto que voce entra e assisti tudo com sua mente como se voce estivesse la realmente. Pois o modo que voce descreve se ve que voce:(sua mente, seus olhos, seus ouvidos e muitas vezes até o paladar) estavam la.
    A nossa diferença é que voce nao cria personagens... Voce tras vida para aqueles que um dia existiram realmente. Voce faz o passado virar presente.

    Ah no meio destes filmes tem Mediterraneo que voce tem de ver, rsrs bom demais!
    Obrigada de novo por ter aceitado este meu premio.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Leonel,

    sabes, eu também não sou muito chegada, mas é bom para nos darmos a conhecer um pouco melhor... eu fiquei a conhecer-te melhor. E vou seguir o teu conselho e ler o livro que sugeres.

    Um beijo. Bom domingo.

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkk.....pensei a mesma coisa do sofrimento do Ruy...kkkkk....
    E a cara nova do blog é mimo de madrinha. Dei a foto para a minha madrinha Lindalva e ela fez a arte. Que bom que gostou. Achei um pouco diferente eu na rede entre dois garfos. Ficou bonito no final, minha foto tá lá, gostei da cor e mudança é a palavra chave.
    Obrigada!!
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Leonel, amigo, amado!
    Como já escrevi em algumas visitas...disse Clarice: não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento! Então, vou vivendo um dia de cada vez (nem poderia ser de outra forma rsrs)e vivendo chego aqui e vejo você rendido aos selinhos...Mimos que nos permitem conhecer alguns detalhes a mais de nossos amigos.Gostou do filme? Indica?
    Beijuuss n.c. e obriagada por seu carinho.

    ResponderExcluir
  14. Oi Leonel
    Vim espreitar por aqui ( com a sua licença ) ou não ? rs
    Gostei e já tomei a liberdade de segui-lo.
    Aqui a gente vai chegando através de amigos comuns.
    Os selinhos também me fazem bem pelo carinho,mas quebro todas as regras. E demoro pra caramba até publicá-los rsrs
    grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá Amigo Leonel!
    Fez muito bem em se obster na escolha de um blog! Quanto a livros, vou-lhe encomendar um, que caso tenha a possibilidade de o encontrar e poder lêr, tenho a certeza que vai adorar. É o "Formula de Deus" de José Rodrigues dos Santos, editora "Gravida".

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Leonel!
    Aqui em Aracaju ameaçando chover também. Adoro chuva!
    Quanto ao relógio, vou procurar onde e como acertá-lo. Obrigada!!
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  17. kkkkkkkkk....parece né?
    Imagina se eu usasse todas então, hein??....kkkk.
    Gosto de foto e essa do carro de boi peguei emprestada de um primo no facebook. Ele tirou no carnaval.
    Aqui calor de derreter.
    Beijos,
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir