FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 30 de março de 2015

PERIGO NO AR?

Para quem já foi, nada mais faz diferença...Para quem ainda está neste lado, fica a apreensão: sabe-se lá nas mãos de quem estamos, quando embarcamos em um avião, ônibus ou navio de cruzeiro?
Os aviões modernos andam cada vez mais entupidos de tecnologia.Os novos equipamentos eletrônicos se mostraram bastante efetivos e confiáveis, com algumas ressalvas, no aumento da segurança de voo.

Numa aeronave atual, muita tecnologia embarcada. Esta é a cabine de um A320 da empresa Germanwings, como o que caiu nos Alpes semana passada.
(Foto: Marius Palmen / EPA) 

Entretanto, toda a aeronave carrega consigo um fator extremamente complexo e difícil de ser monitorado: o fator humano! Ali, naquelas duas poltronas, com as mãos no manche e nas manetes, existem dois seres humanos, sujeitos a instabilidades que podem leva-los a perpetuar atos causadores de consequências extremas. Tripulantes de aviões passam por um rigoroso controle de saúde, inclusive no seu aspecto psicológico. Mas, nada neste mundo é perfeito...
As primeiras investigações do grave sinistro ocorrido semana passada com o avião Airbus A320 da empresa alemã Germanwings já revelaram vários indícios de que a queda do aparelho sobre a cordilheira dos Alpes foi um ato consciente e deliberado do seu jovem co-piloto.
O aviador teria problemas de depressão e havia recebido veto de seu médico para a atividade aérea, mas escondeu isto da empresa e permaneceu na escala de voo. Deu no que deu...Até os organizados alemães podem cometer falhas!
No sábado passado, eu assistia na TV uma partida realizada entre as seleções da Geórgia e da Alemanha. Durante o jogo, alguns torcedores, isoladamente e em ocasiões diferentes, invadiram o campo, querendo virar notícia. Mas, a TV responsável pela geração das imagens, sempre que possível omitiu essas cenas, para desencorajar novos candidatos a “celebridade de 5 minutos”. Mas, que tem isto a ver com o assunto?
Bem, o suposto causador da morte de 150 pessoas ( incluindo ele mesmo) costumava praticar voo em um planador, na mesma área onde jogou o avião contra o solo. Porque não se enfiou na montanha voando em seu planador, sozinho, ao invés de arrastar consigo tantos seres humanos que ele nem conhecia?

Equipes de resgate procuram pelos gravadores de dados (caixas-pretas), que podem esclarecer melhor o desastre.
(Foto:Laurent Cipriani/Associated Press)

Segundo foi apurado pelos investigadores, ele teria afirmado à sua noiva que em breve faria algo que o tornaria famoso…
Por este motivo, não cito aqui seu nome...Pelo menos no meu post, ele será apenas um zero à esquerda…
O avião continua sendo o meio de transporte mais seguro deste planeta, com uma quantidade cada vez maior de passageiros transportados.

19 comentários:

  1. Aff que escrevi e não saiu. Tb tô digitando do celular. Ô saco sô. Amanhã eu volto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente, eu só consigo comentar nos blogs usando o Google Chrome!

      Excluir
  2. Leonel,
    Pois é, ainda que a ciência consiga desenvolver tecnologias que tornem as caixas pretas cada vez melhores e, quem sabe, num futuro distante, até produzam prognósticos que antecipem um possível acidente, acho que jamais os homens conseguirão entrar e programar suas próprias caixas pretas até o ponto de torná-las cem por cento confiáveis. Viveremos para sempre com um altíssimo grau de incerteza quanto a essas caixas pretas que carregamos entre as orelhas. Abraços e parabéns pela excelente postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. OI LEONEL!
    SE ELE QUERIA NOTORIEDADE, CONSEGUIU, MAS, DA PIOR FORMA POSSÍVEL, ARRASTANDO JUNTO COM SUA LOUCURA, INOCENTES QUE NADA TINHAM A VER COM ELE..
    COMO SEMPRE UM ÓTIMO TEXTO.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O rapaz era mesmo muito perturbado e isto não foi detectado a tempo!
      Abraços!

      Excluir
  4. Disse, se me lembro, que corremos risco o tempo todo. Nem mesmo com testes (psicológicos) super sensíveis conseguimos cercar esses tipos. É difícil viu?! Só D'us na causa...só D'us.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras de quem entende do assunto, o que me deixa ainda mais inseguro!
      Mas, existem riscos bem maiores do que cairmos nas mãos de um piloto pirado. E felizmente, incidentes mais sérios são raros na aviação, acredite!
      Já assaltos, pelo menos aqui onde vivo, são uma possibilidade sempre presente!
      Bjs, Rê!

      Excluir
  5. Pois é Leonel, muito triste ver tragédias como essa, principalmente por ter sido provocada pela pessoa que mais deveria proteger os passageiros. Se ele queria ficar famosos em grandes estilos, essa hora deve esta queimando no fogo do inverno, e as famílias aqui esperando pelos restos mortais de seus entes queridos, sabe lá se irão ser encontrados, dizem que levaria mais o menos uns quatro meses para serem concluídos todos os exames. Imagine a dor das famílias com essa espera.
    Não confio em viajar de avião, ando medrosa de altura, parece que ultimamente é avião, helicóptero caindo por todo lado.
    A tecnologia parece que não anda ajudando muito.
    Às vezes eu penso como pode uma pessoa fazer algo tão aterrorizante como esse, deveria ser muito doente, e precisava estar internado numa camisa de força, não como co-piloto. Só Deus para nos proteger!

    Um beijo,e ótima semana!
    Blog da Smareis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, nem sei se ele é culpado ou vítima.
      Nunca será demais pesquisar a ficha médica e psicológica de quem se candidata a tripular uma aeronave, comercial ou não!
      Tem épocas em que parecem aumentar os acidentes, como uma epidemia, mas é tudo um acaso! Não há uma causa comum, a não ser quando ocorre um defeito inédito confirmado em um mesmo modelo particular de avião.
      Pode viajar sem medo, ninguém morre na véspera, exceto o peru de Natal!
      Bons voos, Smareis, e muitas boas crônicas!
      Bjs!

      Excluir
  6. Ola meu querido amigo,depois deste sumiço involuntário causado por motivos referentes á saúde e família ,aqui novamente estou para repartir opiniões e apreciar teu excelente blog.Meu abraço com todo carinho.SU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito prazer em te rever, Suze!
      Acabei de comentar no teu blog!
      Abraços!

      Excluir
  7. OI LEONEL!
    VI QUE JÁ COMENTEI NESTE TEXTO.
    AMIGO, ESCREVESTE EM MEU BLOG, SOBRE O QUE NOS LEVA A ESCREVER SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, TE DIGO QUE NÃO SEI. ACHO QUE A INSPIRAÇÃO PARA UM POEMA VEM DA ALMA E POR ELA SÃO DITADOS. NA MAIORIA DAS VEZES NADA TEM A VER COM NOSSA VIVÊNCIA, MAS, LEVANTASTE UMA QUESTÃO QUE GOSTO MUITO, POIS PARA MIM, QUER DIZER QUE APRECIASTE O QUE ESCREVI.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Passando pra dizer: sôdades, doces, docê meu amigo amaaado!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive no teu divã, e deixei um comentário...
      Bjs!

      Excluir
  9. OI LEONEL!
    AQUI DE NOVO.
    UM BOM FINAL DE SEMANA PARA TI.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/









    ResponderExcluir
  10. Saudações comandante Leonel, perdoe minha ausência, os dias andam tumultuados por aqui. Gratidão por sua visita ao blog.
    Abraços, saúde e paz.

    ResponderExcluir