FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 8 de julho de 2012

DOIS ANOS: FAÇANHA REVISTA


Hoje, quando meu blog completa dois anos de atividades, escolhi recordar meu primeiro post: UMA FAÇANHA ESQUECIDA.
Nesta primeira incursão blogueira, eu contei um fato que me causou grande impacto na infância: a chegada à Porto Alegre de uma jangada tripulada por cinco jangadeiros, vindos do distante Ceará, lugar que eu mal podia imaginar como seria.
Aos olhos dos gaúchos, os veteranos e bronzeados navegantes nordestinos chefiados pelo lendário Mestre Jerônimo, surgiram (com justiça) como verdadeiros heróis, como se tivessem descido do espaço, vindos de outro planeta. E durante alguns dias, só se falou deles, com justa admiração.
Mas quando, 60 anos depois, resolvi escrever sobre este fato, fiquei surpreso com a quase total falta de informações sobre o assunto, como se aquilo nunca tivesse acontecido!
Foi preciso uma busca penosa e insistente, e contatos com outros blogueiros até que eu finalmente pudesse confirmar que não fora um sonho nem um fato imaginário, mas uma história real, esquecida por quase todos.
Hoje sei mais sobre este evento do que sabia na época em que escrevi o post original.

Uma multidão cerca a jangada Nossa Senhora de Assunção na antiga Praia de Belas, em Porto Alegre. Foto: Cmte. Augusto Chagas, em: http://www.popa.com.br/imagens/ac/protesto.htm.
 
Graças à ajuda de meus amigos Jair e Barcellos, e de outros blogueiros, algumas informações puderam ser acrescentadas ao texto:
A jornada à Porto Alegre já não era a primeira aventura de Mestre Jerônimo e seus companheiros. Em 1942, eles foram documentados em um “raid” Fortaleza-Rio, por ninguém menos do que Orson Welles, o talentoso ator e cineasta americano, que se encontrava no Brasil, filmando o documentário (jamais concluído) IT'S ALL TRUE. E, durante estas filmagens, no Rio, ocorreu a morte acidental de Manoel Olímpio Meira, o Jacaré, um dos jangadeiros.
Mais informações sobre Jacaré no excelente blog de Jaqueline Cordeiro: COISA DE CEARENSE, link:
http://coisadecearense.blogspot.com.br/2010/07/historia-do-ceara-o-pescador-jacare.html

Assim, esta viagem, que se estendeu até Porto Alegre em 1951, teria sido a segunda da mesma equipagem.
Mas, o blog O MAR DAS GARRAFAS, do professor David Luna de Carvalho, relata ainda, no post (link): O MAR DOS QUATRO JANGADEIROS DO CEARÁ:

Algo parecido ocorrera em 1923, quando quatro jangadas, sob o comando de Mestre Filó, viajaram do Rio Grande Norte até o Rio de Janeiro, para animar os festejos do Centenário da Independência. Os jangadeiros potiguares foram brindados, na época, com um poema de Catulo da Paixão Cearense, mas seu feito não chegou à imprensa estrangeira nem virou filme.”

Isso mostra que aparentemente os pioneiros em raids de longo curso em jangada foram estes potiguares que fizeram a viagem ao Rio em 1923.
No site da USP sobre o XXVI Simpósio Nacional de História, achamos um excelente trabalho de BERENICE ABREU CASTRO NEVES, da Universidade Estadual do Ceará :
Os Jangadeiros de Vargas: Reflexões acerca das viagens reivindicatórias de jangadeiros cearenses.
Neste texto, que faz análises bem profundas sobre as motivações sociais das jornadas empreendidas pelos jangadeiros, há uma citação atribuída ao lendário Mestre Jerônimo:

É uma vida desgraçada essa nossa, tão desgraçada que parece que as autoridades tem medo de olhar pra ela cara a cara”.

A autora conta com exatidão a data da morte de Jacaré, na viagem de 1942:

Manuel Olimpio Meira, conhecido como Jacaré, morreu nas águas da Guanabara, em 19 de maio de 1942, quando filmava para o diretor americano Orson Welles as cenas da chegada da Jangada São Pedro ao Rio de Janeiro.”

Em outro trecho, ela acrescenta mais informações sobre a jornada de 1951, inclusive o nome dado à jangada usada na viagem à Porto Alegre:

A bordo da Nossa Senhora de Assunção, o mesmo mestre Jerônimo (com 52 anos), o sexagenário Raimundo Correia Lima, o Tatá (com 62 anos), e Manuel Pereira da Silva, o Manuel Preto (com 49 anos), antigos companheiros de Jacaré, que fizeram com ele a viagem até a capital da República, a bordo da jangada São Pedro, em 1941. Mais dois Manuéis vieram juntar-se aos veteranos: eram os pescadores Manuel Lopes Martins (59 anos) e o sobrinho de Mestre Jerônimo e mais novo do grupo, Manuel Batista Pereira (com 30 anos), a quem o jornalista do Unitário (14/10/1951) descreve como 'moço e forte como um touro'.”

E prossegue mais adiante:

Em outubro de 1951, os cinco tripulantes da jangada Nossa Senhora de Assunção, partem rumo a Porto Alegre, levando na bagagem, além dos apetrechos necessários à tão longa e arriscada travessia, memoriais contendo a reivindicações da classe. Mas, como disse Mestre Jerônimo a um jornalista, não iam pedir nada de novo, apenas cobrar o cumprimento das promessas feitas.”

Agora, ainda me resta cumprir uma etapa: voltar ao Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, e saber que destino teve a jangada, assim como as roupas e objetos dos tripulantes, que eu vi pessoalmente nos anos 60!
Mas, nesta data, quero agradecer aos amigos que me incentivaram a criar este espaço e aos que, se declarando ou não como leitores (seguidores), volta e meia aparecem para ler, e às vezes também comentar, minhas postagens.
Só as visitas de vocês, amigos, é que motivaram a existência e a sobrevivência d'O ASTEROIDE durante estes dois anos.
Continuarei usando este espaço como um local para compartilhar minhas experiências, curiosidades, divagações e sentimentos com todos vocês!
Muito obrigado!

27 comentários:

  1. Bom dia meu amiguinho querido !
    Bom dia blogueiro amado pelos seus seguidores !
    bom dia para esse aniversariante do dia !
    Vim aqui para cantar parabéns e apagar essa velinha me deixa mais iluminada por fazer parte do teu espaço que curto de montão,tanto quanto esse amigo que aprendi a fazer carinho e deixar aqui em aberto para que todos possam tbm beber da mesma taça.
    Falando do seu blog,vejo que tem sua personalidade.Muito serio nas matérias que postas por isso que faz o diferencial.Mas as vezes deparo com algo diferente.eu já estive aqui como post do dia e até de dias,do qual fiquei tão feliz,que agradecer se torna pequeno.
    Hoje comungando da sua alegria deixo meu carinho em forma de palavras dizendo;que adoro te visitar e ler teus textos culturalmente rico de histórias vivenciadas por vc.
    Deixo prá ti um grandeeeeeeeeeeeeeeeeeee beijo de comemoração pela sua felicidade.Te quero ainda por muitas comemorações igual a esta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Severa, pelos elogios, que eu espero fazer por merecer.
      E espero também sempre contar com a amizade de pessoas como você, sinceras e sensíveis.
      Beijos!

      Excluir
  2. Como um astro cintilante
    Que retorna ao perigeu
    Como aniversariante
    Pois há dois anos nasceu,
    Esse Asteroide errante
    Será sempre "acertante"
    Para o fã-clube seu!


    Você acaba de desmentir Kepler, amigo... o perigeu do teu Asteroide é um dos pontos altos de sua órbita!
    Parabéns a teu pupilo.
    Grande abraço a ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levei um susto, quando li que estava desmentindo Kepler: pensei que tinha escrito besteira! Kkkkkk!
      Obrigado, Barcellos, você também teve participação na criação deste cantinho!
      Abraços!

      Excluir
  3. Olá Leonel, que seu blog tenha muitos anos de vida, para que você possa sempre compartilhar suas experiências e divagações.
    Parabéns pelos dois anos.

    Abraços, saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Milton!
      Um prazer conviver com pessoas como você!
      Abraços, saúde e muita paz!

      Excluir
  4. Leonel,
    Foram dois anos que aguardamos com ansiedade a vinda desse maldito corpo celeste que certamente destruirá a vida no Planeta, enquanto isso acompanhamos "O Asteroide" que, com inteligência e criatividade, trouxe-nos informações as mais variadas e originas. Parabéns pelos duas velinhas e que venham muitas outras mais. Abraços festivos, JAIR.
    OBS - Vou tentar colocar novamente "O Asteroide" na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair, eu só estou conseguindo fazer certas coisas no meu blog se edita-lo com o browser Chrome, da Google (normalmente, uso o FIREFOX).
      Parece que a Google está dando uma de Microsoft!
      Eu estranhei sua ausência nos últimos posts, pois não percebi o motivo.
      Espero que o nosso asteroide ainda nos permita mais algums posts!
      Abraços, amigo!

      Excluir
  5. Limerique


    Um dia O Asteroide do Leonel
    Entrou na blogsfera com tropel
    Agora está vibrando
    Com sorriso sobrando:
    “Dois anos que faço meu papel”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pro me agraciar com mais uma criação desta tua inusitada veia poética, para mim, só agora revelada.
      Abração, Jair!

      Excluir
  6. Meu caro Leonel,
    um ínclito conterrâneo,
    passava aqui para incluir-me nas celebrações dos dois anos do “Asteroide” e fazes-me emoções. Eu me lembro, à época, de ter lido no Correio do Povo acerca da ‘chegada dos briosos jangadeiros’. Recordo que vi depois a Jangada exposta no Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Como há muito não vou ao mesmo, não sei se ainda está lá.
    Com emoção cumprimento o colega de blogares e
    um bom saldo de domingo.
    attico chassot
    www.professorchassot.pro.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mestre Chassot, prazer em receber sua visita!
      Como já relatei, eu também vi a jangada, as roupas e até os chapéus dos jangadeiros no Museu Julio de Castilhos, e espero revê-las em breve.
      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Leonel amaaaado!
    É assim...o tempo, esse senhor implacável, voando e com ele a gente construindo ou desconstruindo. Quantas histórias partilhadas...quantas emoções vivenciadas...quanta VIDA vivida. Eu me sinto uma privilegiada, pois nesse universo enorme encontrei você (e outros queridos)que posso chamar de AMIGO. Não é incrível o que nos aconteceu?! Um dia ainda iremos nos abraçar. PARABÉNS pelos dois anos...que venham muitos mais. Estarei aqui absorvendo e aprendendo com vc!
    Beijuuss, amaaaado, n.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, você é uma das pesoas mais ligadas a este blog, pois muito me incentivou no início das atividades!
      Eu também aprendi muita coisa no seu divã virtual!
      E espero sempre contar com teu apoio.
      Obrigado!
      Bjs!

      Excluir
  8. Ah Leonel, esse relato me "tocou muito.
    Esses Homens são "Heróis, sim!...
    Eles têm tanta vida*, que eu fico pensando: "hoje não existe mais Gente assim "humilde" ; nordestinos que se aventuraram pra chegar ao Rio de Janeiro...e celebrar a independência(100 anos.
    Que história emocionante!
    Parece "enredo de filme e bem que podia ser.
    Quem somos nós diante desses homens?
    É certo que cada um de nós tem um "ideal na vida(?) ...Mas me senti pequena lendo esse post; que aventura! Isso é lindo!
    Quando for ao Sul quero visitar esse Museu e "saber mais.
    Parabéns pelo teu Blog tão cheio de histórias que nos emociona, histórias que nem saberia se não fosse a Blogosfera.
    Você só acrescenta, merece aplausos; também me sinto privilegiada em fazer parte dos teus amigos "seguidores.
    Nunca te deixarei, sabe.
    Beijo grande, que tenhas uma semana de Paz e muita saúde*, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Mery, eles foram os meus primeiros heróis reais!
      Obrigado, fiquei emocionado com as suas palavras...
      Muita paz e saúde para você!
      Bjs!

      Excluir
  9. Olá Leonel,

    O tempo sempre passando nas nossas vidas como num filme, essa é a vantagem dessas transformações na nossa vida, por que podemos compartilhar histórias vividas e presenciadas no passado.Adorei sua postagem,recordações que só o tempo pode fornecer.
    Parabéns pelo niver do seu blog, e desejo de coração que muitos e muitos anos, você possa estar aqui nos encantando com seus textos e informações, que sempre são bem curiosa e valiosas.Gosto da sua forma sincera, correta e eficaz com que bloga e trata seus leitores, isso é muito importante, e faz uma grande diferença.Eu ja blogo a muitos anos e aprendi muito a conhecer as pessoas mesmo por de trás de uma postagem, e sei que você é um blogueiro nota 1000. Eu só tenho que agradecer pela sua amizade e por estar sempre lendo minhas postagens.
    Muito obrigada de coração!
    Parabéns sempre, seu blog é excelente!

    Beijos e ótima semana !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua generosidade, e também aprecio bastante os seus escritos...
      Apareça sempre para me visitar!
      Bjs!

      Excluir
  10. Limerique


    Leonel, dos mais esconsos arcanos
    Ventila temas, as vezes insanos
    De cometa a andróides
    Estarão no Asteroide
    Que agora completa dois anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair, obrigado pelos teus versos!
      Sem dúvida, tu és um dos responsáveis pela existência d'O ASTEROIDE.
      O teu empurrãozinho foi que me tirou da inércia e me deu coragem de encarar a publicação de um blog!
      Hoje, me sinto recompensado por ter conhecido tantas pessoas maravilhosas com quem "falo" diariamente!
      Abraços!

      Excluir
  11. É um trem bacaninha essa história de blog, né? Se a gente consegue caminhar com ele sem se deixar esmorecer por um desencontro ou outro, ele acaba sim sendo um companheiro e tanto.

    Que seja assim, Leonel. Que você esteja aqui a nos contar histórias daqui e dali, sempre com prazer e satisfação.

    Estarei aqui. Pode crer.

    Beijos e boa caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene, você é uma grande inspiração para blogar, com suas excelentes crônicas do cotidiano as bronquinhas politicamente incorretas!
      Obrigado pela força!
      Bjs!

      Excluir
  12. OI LEONEL!
    SOU MAIS NOVINHA QUE TU NA BLOGOSFERA, FIZ UM ANO NA SEMANA PASSADA.
    PARABÉNS PELO BLOG E TAMBÉM POR TUA ESCOLHA EM DAR A ELE ESTE CARÁTER JORNALÍSTICO O QUE TEM AGRADADO BASTANTE,TENHO CERTEZA DISTO.
    ACHEI SUPER INTERESSANTE ESTA TUA POSTAGEM SOBRE ESTE ACONTECIMENTO ANTIGO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilani, é um prazer te receber!
      Mais ainda saber que você aprova minha "linha jornalística"!
      Abraços!

      Excluir
  13. Mas imagina que eu não me dei conta que dia 8 era o dia de teu aniversário de blog.Atrazadamente irei saborear uma taça de champagne para comemorar este afortunado dia.Andamos perto,o meu niver blogueiro é dia 30 de julho.Acho que vou fazer outra festinha virtual,[para a qual já estas convidado.]Pelo dia que já passou envio meu maior abraço com todo meu carinho e amizade.

    ResponderExcluir
  14. Nunca é tarde para se receber um abraço de uma amiga tão querida como você!
    Espero te visitar no teu niver, que é logo adiante...
    Abraços, Suze!

    ResponderExcluir
  15. No Eua isso viraria filme que ganharia OSCAR se luta para que a História não seja esquecida Parabens pela Incansável pesquisa e pelo dois anos de O Asteroide longa vida ao Asteroide curto muito seus escritos e suas divagações um abraço meu amigo!

    ResponderExcluir