FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 7 de janeiro de 2012

TERNURA NA BLOGSFERA

Um pouco tardiamente, por motivos de força maior, venho me manifestar sobre a carinhosa homenagem que me foi prestada pela minha querida amiga, a escritora e poetisa Severa Cabral, do blog FOLHAS DE OUTONO, em 03 de janeiro.
Eu já falei que uma das coisas inesperadas que eu encontrei ao iniciar este blog foi a forma como se estabelecem afinidades e amizades neste mundo virtual.
E uma das mais recentes foi com esta criatura alegre, sensível, talentosa e carinhosa que habita um blog cheio de música e cores, onde costuma aparecer quase sempre em contato com a natureza.

Severa Cabral: talento e ternura na blogsfera...

Desde os primeiros contatos, pude perceber que ela trata com muita atenção os seus leitores e sabe cativa-los com relativa facilidade, em função de sua simpatia e simplicidade.
Alguns de seus textos e entrevistas mostram que ela foi uma dessas pessoas que durante o decorrer da vida enfrentou desafios e obstáculos, que só fizeram torna-la mais forte e humana. A resistência e a coragem de que necessitou pra enfrentar as dificuldades não a fizeram contudo perder a ternura e a sensibilidade, coisas marcantes nesta mulher guerreira.
Sobre o meu post anterior, DIVAGAÇÕES SOBRE A SAUDADE, ela me presenteou com um belo poema, que pode ser visto no seu blog, entre outros mimos com os quais ela me paparicou.
Que dizer sobre alguém assim?
Eu já falei sobre o paralelo entre ela e os meus dois cajueiros, lembranças da bela região Nordeste, onde ela habita e onde passei significativa parte da minha vida. Pois se aqueles me trazem os frutos, ela também me brinda com seus belos textos e demonstrações de carinho, frutos da sua ternura.
Resta apenas agradecer pela honra e pela realização de ter sido homenageado por alguém tão especial!
Obrigado, Severa, mil beijos!

20 comentários:

  1. A Severa merece... e com certeza vai se derreter naquela forma que só ela sabe fazer.
    Abraços, amigão!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Leonel!
    Assim não vale, né!
    Você quer que eu me desalinhe,perca meu rumo.
    Meus primeiros raios de sol chegaram com vc me iluminando,isso só mostra e temos que comprovar que quando damos amor,ele sempre volta dobrado.
    Aqui nesse universo virtual encontro razão para renascer todos os dias.Minha legião de amigos conquistado são hj pessoas que fazem parte do meu universo e,quando sinto que alguém se afasta por alguma razão,fico preoculpada,vou em busca,trago de volta,nem que seja pelos cabelos,kkkkkkkkkkk.
    Graças a Deus que todos já conhece meu jeito de ser.Sinto desejo de passar para todos meu dia a dia.E a maneira que encontrei para ficar mais pertinho de todos foi com a minha imagem:escrita,falada e fotografada.Que saem expressa em sentimentos puros e verdadeiros.Esse é o pulsar da minha vida.Os amigos conquistados são a realização do meu sonho que arquitetei quando entrei na blogsfera.Hoje sou realizada que entre eles tenho vc só prá mim(convencida)para completar.
    Sua descriçao sobre minha pessoa,fala da ternura.E eu fiquei me questionando por alguns minutos.Já me chamaram de tudo,agora de TERNURA,me veio como uma palavra nova no meu dicionário de elógios,kkkkkkkkkkkkkkk.Sabia que me inspirou para fazer mais um poema.Aguarde que qualquer dia desses exportarei.Mas quero encerrar esse agradecendo seu carinho para comigo com esse poema que acabei de fazer.

    MEU CAJUEIRO

    CERTA MANHÃ FUI AO QUINTAL
    PARA SER SAUDADA
    POR UM ARBUSTO QUE FLORIA
    PELA PRIMEIRA VEZ
    ERA O MEU CAJUEIRO
    UMA LÁGRIMA INESPERADA
    DESLIZOU PELO MEU ROSTO
    O MEU FLORESCER É
    MEU RELATO DE ESPERANÇA
    ESTA ÁRVORE FAZEM
    PARTE DO MEU RENASCER
    DO SOLO QUE SONHAVA TER
    DOS PÁSSAROS QUE POR AQUI GORGEIAM
    E DAS FLORES QUE FAZEM
    ESTE ARBUSTRO CRESCER...

    Severa Cabral(escritora)

    ResponderExcluir
  3. Caro Leonel,
    Atesto, vez ou outra a Severa me faz uma visita e a tenho como aquela comentarista atenta a detalhes e cheia de gentileza para com o articulista. É uma leitora que valoriza os textos. Quando a você, acho que não preciso dizer, mas digo: É um talentoso observador da vida. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. As amizades que fiz na blogosfera foi a coisa mais importante que o blog me trouxe essas amizade me tiraram de uma depressão causada por excesso de trabalho e outros tantos problemas aumentados pela minha cabeça hoje sei que ela não vai mais me pegar pois aprendi qual o remédio contra esse mal através dos amigos da blogosfera.
    Os que caminham comigo são como minha Família é preciso estar unidos mas sempre respeitando as individualidades. Um abraço e tudo de bons em tudo!

    ResponderExcluir
  5. JairClops !
    Nome lindo!
    Sei do elo que prende vc ao Leonel,por isso que te visito...te gosto tbm no meu escoderijo,rsrsrs.
    E fico aguardando sempre uma chance para te visitar,rsrs,e quando aparece ,aiaiaia,como acho bom,vou lá no teu cantinho toda dengosa,pedindo por favor tua presença no meu cantinho e vc nunca se nega...por isso que te gosto.
    Sou feliz por tudo que a vida me ofereceu,até vc que chegou assim de longe,meio afastado,mas sempre nos unimos na hora de fazer comentários nos blogs dos amigos.Deixa eu te contar um segredo?
    -todas as vezes que estou no bog dos amigos e te vejo,meus olhos se voltam para os comentários que deixas,rsrsrs,desculpa mas eu sou assim,rsrsrsrs.
    bjs meu querido por estarmos mais uma vez juntos...

    ResponderExcluir
  6. VELOSO
    Sabia que vc é querido pelo Daniel,e pelos outros blogueiros tbm...sempre te acompanho no blog dos amigos,e agora que vc me add no teu espaço,vc não vai ter mais sossego e nem mais depressao,Rsrsrsrs,eu estarei sempre por pertinho de ti...
    grata amigo por compartilhar dessa homenagem que nem merecia,mas esse amigo resolveu me dar esse presente que guadarei no fundo da minha alma para um dia poder rever...
    bjs meu amado!

    ResponderExcluir
  7. Encontro de almas generosas... nem sempre acontecem no mundo individualista em que vivemos. Leonel e Severa exemplificam bem tal conceito!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  8. R R BARCELOS !
    Esse é meu maracujá de gaveta,rsrsrsrsrs,amado e querido sempre.
    Sabia que foi ele que fez nosso casamento.Te conheci através dele,rsrsrs.
    Grata meu amigo Barcelos!

    ResponderExcluir
  9. célia!
    Essa é uma amiga intelectual,cheia de letras bonitas que me encanta sempre quando a leio.Ainda vou busca-la só pra mim,pois tenho como uma amiga muito querida.Sabia que sinto vontade de ir lá na porta da casa dela,bater e quando ela vim atender eu nem falar nada,só abraçar e agradecer por todos os comentários que ela deixa no meu cantinho.As vezes nem é grande coisa,mas ela sabe elogiar de tal forma que muitas vezes volto para mim,e me respondo assim.
    -Se ela fez esse comentário dessa forma,acho que era merecedor,e assim por diante...
    minha querida Célia vc mora no meu coração querida...
    Bjs !

    ResponderExcluir
  10. Cada um merece por demais a homenagem que receberam... São duas pessoas diferentes, mas o carinho e o saber cultivar amizades serão sempre idênticos.
    Para dizer a verdade, eu queria aprender a ser uma pessoa envolvente, mas não sou e sei muito bem disto... Então, eu continuo deixando nas mãos de vocês dois, este diploma folheado a ouro e prata!
    Nossa, eu gosto muito de vocês dois, muito mesmo! Eu aprendo a cada dia com vocês a arte de doar!

    Beijos imensos Severa, e beijos para você também meu grande amigo!

    ResponderExcluir
  11. É mesmo fascinante este elo que conseguimos criar através dessa tela, supostamente fria. Adoro isso tudo. Adoro as possibilidades que ela me oferece.

    Foste merecedor da homenagem, meu caro gaúcho-carioca-passeador do Nordeste...

    Leonel, acabei de (re)parafrasear lá no blog, graças a sua observação generosa. Pra não bestar, eu sempre pesquiso quando tenho dúvidas, mas ontem tava num sono doente, daí roubei a frase alheia para atribuir à John Lennon.

    Obrigada... Beijo, querido. E parabéns aos homenageados, lá na Severa e cá.

    ResponderExcluir
  12. AyméeLucaSs!
    Leonel que tenho para falar desse encanto de criatura...me diga se vc tiver adjetivos...pois os meus já joguei todos para ela.É uma menina que sentimos vontade de clocar no colo e fazer todos os carinhos merecidos.Sou sincera querido.Se tivesse que escolher uma filha,seria ela que queria toda prá mim.Pois desde o dia que ela me apareceu,e que veio até a mim pelo seu blog,eu desejo muito que ela seja feliz...e eu a amo demais assim como vc.Por isso meu amigo que temos tanta coisas em comum até o amor...
    bjs minha linda menina!

    ResponderExcluir
  13. Milene Lima
    Não te conheço menina linda mais vc me cheira amor e carinho...
    grata por me ver ,mesmo que seja sem aquele tham de quando gostamos das pessoas.Mas deixo aqui uma coisa escrito.Vc vai ainda me conhecer e godstar muito de mim,rsrsrsrs,diz que é verdade Leonel,rsrsrsrs,não me deixa falar sozinha!
    Grata minha linda menina pelos elógios !

    ResponderExcluir
  14. Meu querido leonel estou saindo pelo resto do dia,pois tenho um compromisso com um abrigo de veçlhinhos.E hj irei dar uma palestra lá,quando eu voltar ,quero te ver de novo e bem sorridente .que essa postagem marque seu ano de 2012.
    Tenha um lindo dia amigo querido!

    ResponderExcluir
  15. Ontem eu comentei no blog da Mammy Severa sobre a homenagem que ela te fez.
    Mesmo eu tento pouco contato com voce, sei da pessoa boa, sincera e amiga que voce e.
    A mammy e assim....
    Alegre, amiga, leal..........com aquele coracao de tem a capacidade de acolher todos.
    Com suas palavras, com seu carinho, sua autenticidade.
    Eu a adotei como mae...

    Eu sempre digo, eu nao tenho amigos virtuais na blogosfera.
    Eu tenho amigos.
    Amigos que me acolhem, que me incentivam....c suas visitas, mesmo que silenciosas.

    Um beijo a vc. Parabens pela homenagem recebida e pela homenagem ofertada!!!
    Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  16. Esta marca de 100 leitores também teve a contribuição de pessoas que chegaram através da Severa, recentemente.
    Agradecimentos a todos!

    ResponderExcluir
  17. Foi uma merecida e linda homenagem que essa moça paraibana lhe fez. O que sempre me encantou e continua são esses laços criados através dessa telinha. Um dia conseguirei entender...pq até hoje só sei sentir.
    Beijuuss pra Severa e procê n.a.

    ResponderExcluir
  18. Meu lindo e querido amigo!
    Hj senti saudades de vc e de vir visitar-te...pois faz tempo que não te vejo.
    Amei tanto esse post,essa homenagem que vc me fez,que de vez em quando passo por aqui devagarinho e silenciosamente só para ler tuas palavras tão sincera e tão cheia de carinho,da qual foi um bálsamo para um coração cansado.
    Os comentários são tão dignos de respostas que fiz um agradecimento para todos.
    Te procuro por ai e não tenho te encontrado...
    Te desejo saúde querido...
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  19. Leonel

    Li e comentei o post que a Severa te dedicou. Logo te aderi aos meus favoritos. Talvez por andar com o tempo muito preenchido e agora de cama com gripe ainda não tinha passado, faço-o para dizer que a homenagem está bem concebida e é muito merecida.
    Abraços

    ResponderExcluir