FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 2 de janeiro de 2011

MEU COMPROMISSO ELEITORAL

Estamos iniciando um novo ano, e agora de cabeça bem fria, resolvi fazer um compromisso antecipado para o futuro. 
Talvez pareça não ser hora para isso, mas eu acho que não tem hora melhor do que agora, quando tudo já está definido e não corro o risco de ser confundido com algum propagandista de campanha política.
No ano que se encerrou, tivemos eleições, elegemos e reelegemos para o legislativo palhaços e velhos velhacos, corruptos ressuscitados, e para a presidência uma alternativa tão pouco promissora quanto as outras (tomara que eu me engane). Já se acena com a possível volta do assalto da CPMF, e o legislativo aprovou um "justo" aumento de 60% para si mesmo. Então, é hora de apresentar o meu compromisso como eleitor.

Eu, como eleitor e cidadão, assumo aqui o compromisso de, se ainda estiver neste planeta nas próximas eleições presidenciais, dar meu voto ao candidato à presidência da república que apresentar pelo menos algumas das seguintes propostas:

1 - Investimentos maciços e prioritários na otimização da qualidade do sistema de ensino público!
2-  Extinção de pelo menos metade dos ministérios, principalmente os "cabides", que deveriam quando muito serem secretarias dentro de ministérios !
3- Privatização de tudo o que não seja da competência do governo, inclusive os sistemas portuário e aeroportuário!
4- Criação de um plano diretor para a implantação de um sistema de transporte ferroviário nacional!

5- Criação de um estudo para o aproveitamento das hidrovias no transporte nacional.
6- Atribuir ao Ministério da Defesa a definição de uma política (séria) para o estabelecimento de guarnições nas fronteiras mais críticas do país.
7- Fortalecimento da autonomia das agencias fiscalizadoras e do TCU!
8- Estabelecimento de uma doutrina de controle de natalidade, com envolvimento ativo do sistema de saúde pública no esclarecimento da população!
9- Aplicação rigorosa da lei de responsabilidade fiscal!
10- Emprego da força nacional de segurança para garantir a integridade das propriedades rurais, impedindo invasões e depredações por grupos de bandoleiros. 

11- Concretização da reforma tributária, talvez a mais descumprida das promessas políticas dos governos anteriores.

Eu votarei no candidato que pelo menos tenha o peito de apresentar  algumas destas propostas!
Quanto aos outros, que vão vender seu entulho de demagogia e idéias do século XIX lá nas ilhas Fidji, ou na Groenlândia!


Para o legislativo, eu votarei em qualquer um que provar que não é tão corrupto ou demagogo como a maioria!

Eu falo a maioria sem medo de errar, pois, se a maioria elege para presidencia do senado e da câmara figuras conhecidas e carimbadas como as que vimos ultimamente, isto mostra que tipo de pessoas eles são!
OK! Agora, voltemos ao cotidiano!

11 comentários:

  1. - Isso aí, amigão! Com um dedo não se empurra uma locomotiva, mas dois elefantes incomodam muito mais! Tamos nessa...
    - Vamos dar uma chance para a Dilminha... afinal, somos os queridos delazinha. Que tal até à quarta-feira de cinzas? E aí, tá combinado: boca no trombone e trombone no mundo.
    - Abração.

    ResponderExcluir
  2. UHUUUU é Leonel!!! TÔDENTRO desse comprometimento tooodo e o número quatro, não consigo entender pq, pq e pq não temos...e nem me responda "interesses". TÔDENTRO (se tb ainda estiver por aqui)e ponto.
    Beijuuss, estalados de novos, n.c.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil é o único país de dimensões continentais que não utiliza ferrovias como base para o transporte terrestre. (Veja as malhas ferroviárias da China, Rússia, EUA e Canadá, como exemplo.)
    Em consequência, as estradas não aguentam a imensa quantidade de caminhões sobrecarregados que rodam 24h por dia, 7 dias por semana, entulhando as as vias e encarecendo o preço final dos produtos devido ao alto custo dos fretes. Para não falar que a qualquer momento, podem parar o país para atender à suas reivindicações!
    Investir em rodovias e fazer investimentos errados, criando trechos de ferrovias com padrões diferentes de bitolas foram alguns dos erros cometidos desde o início da república (ou antes).

    ResponderExcluir
  4. Leonel,
    Difícil não assinar embaixo do que você escreveu como o ideal de promessas. Obrigado por ser a voz dos indignados e decepcionados eleitores.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leonel,

    não posso juntar-me ao grupo?
    Já sei que não, porque não sou eleitora brasileira, mas posso louvar quem levanta a voz para defender tão boas propostas.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Muy bien,

    ojalá el futuro de Brasil sea promisor...!

    Saludos argentinos y deseos de FELIZ AÑO NUEVO!

    Sergio.

    ResponderExcluir
  7. Jair, obrigado pelo seu previsível apoio!

    Alma Inquieta, que pena! Não temos muitos eleitores como você aqui no Brasil!

    Sergio, gracias pela sua visita! Serás sempre benvindo!
    Feliz Ano Novo para todos vocês, amigos!

    ResponderExcluir
  8. Leonel ... não gosto de política (hihihi)
    Mas eu prometo... -------- e ------- -- --- ---- !
    Esse governo é --- -------- --- , e -------- poderia tbém ---- -- Mas detesto falar nisso.
    Vi uma reportagem onde o "cabresto travado" dizia assim.. "Olha cumpanhêro, to sainô do groverno mai eu juro que num sabo o quê fazê.... "
    Eu diria assim... Seu féla, vai fazer o que sempre fêz VIVER NAS CUSTAS DO SISTEMA Vaga**** fi*** d* ... e AVACAGÁ ANTES QUE EU ESQUEÇA
    Mas a SORTE é que não suporto falar em política por isso "calo-me" já !!!!

    Deusssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  9. Sempre é tempo de falar nessas questões, Leonel. E você as citou brilhantemente! Oxalá metade da população tivesse essa consciência e visão, aí sim teríamos alguma chance de verdadeiramente evoluir enquanto país/continente.

    Beijos, companheiro!
    Rsrs...

    ResponderExcluir
  10. Amigo Xipan, eu também detesto política, mas infelizmente, o caminho da administração passa por ela! Concordo com você, mas às vezes, não me seguro!

    Milene, como já disse alguém, seria melhor se a gente não soubesse de algumas coisas...Assim, seríamos mais felizes!
    Abraços a vocês, amigos!

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo Lionel! Antes de mais quero lhe desejar um bom ano 2011. Sobre o seu tema, não presisa vir mais aqui no lugar dos comentaristas dar as suas razões! No seu artigo foi bem claro, e, que entendeu... endeu! Quem não entendeu, é porque ainda presisa obter conhecimento sobre o que mal no seu país! Sou português, vivo em Portugal, mas sou um estudioso de assuntos de outros países, principalmente os que considero irmãos por motivo histórico. Sincéramente, o Brasil deveria se preocupar sim com o que o senhor apela! Mas os politicos que tem dirigido esse grande país, acho que estão virados mesmo é para os seus capangas e não vem o lado importante e benéfico para todo o povo. Aqui isto vai na mesma, eles só olham para o povão e não se interessam pela nação! 100% do que escreveu tem o meu voto. PARABÉNS

    Um abraço

    José Sousa

    ResponderExcluir