FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ADEUS, MADIBA

Nelson Rolihlahla Mandela
(Mvezo, 18-jul-1918 – Joanesburgo, 5-dez-2013)


Anos atrás, quando ainda vigorava na África do Sul o regime do apartheid, e o país se encontrava sob boicote político, econômico e até esportivo de diversas nações, eu costumava repetir uma profecia sinistra: “no momento em que a maioria negra assumir o poder, seja de que forma for, haverá um banho de sangue!”
Eu tomava como base os fatos já ocorridos após a independência em antigas colônias e redutos europeus na África, até mesmo pelas rivalidades radicais entre tribos e facções que até então dividiam o território africano.
Então, em 1990, pressionado por muitas nações, o governo de Pretória acabou por libertar Nelson Mandela, condenado à prisão perpétua e mantido prisioneiro desde 1964, sob acusações de terrorismo e sabotagem. Acenderam o estopim de um barril de pólvora, pensei eu. E logo começaram as manifestações que levaram o Congresso Nacional Africano (CNA) a apresentar a candidatura de Mandela ao governo. Convém lembrar que o CNA, apesar de estar direcionado para uma causa comum, era formado por diversas facções, cada uma com suas próprias lideranças e algumas delas bastante radicais e inclinadas a ações violentas.
O próprio Mandela não tinha um retrospecto exatamente pacifista. Em determinada fase de suas atividades, chegara a defender métodos violentos em resposta às ações também violentas que eram empregadas pelo governo da minoria branca contra a população negra.
Porém, quando se viu como quase uma unanimidade na preferência da população, conseguiu estabelecer uma política de transição com o governo de De Klerk, menos radical que seu antecessor Botha, ao mesmo tempo em que teve habilidade e firmeza para conter os líderes mais radicais, obter o seu apoio e convence-los a construir uma nova nação, ao invés de simplesmente destruir a antiga, substituindo-a pelo caos de uma guerra civil que nunca teria fim.
Assim, nas primeiras eleições gerais e livres da África do Sul, elegeu-se presidente em 1994 com grande maioria de votos.
Sem revanchismo, mesmo sendo visto sem muita simpatia pelos funcionários do antigo regime, manteve diversos deles nos seus postos, em função de sua experiência, inestimável na organização de seu próprio governo. O que mudou, e muito, foi a atitude da polícia nas ações de repressão em relação à população negra.
O sucesso de Mandela já fora reconhecido em 1993, quando ele foi agraciado com o premio Nobel de Paz, juntamente com De Klerk , por terem ambos efetuado com sucesso as negociações para a difícil transição do regime.
Entretanto, Mandela também foi muito criticado por não haver promovido mudanças mais radicais em algumas políticas do antigo regime.
Pelo que sofreu durante o período de encarceramento, teria motivos de sobra para guardar rancor de seus antigos captores, mas nenhum ato de revanchismo foi incentivado por ele, o que lhe concedeu o status de um verdadeiro estadista!
Me fez queimar a língua e o meu pessimismo!
Descanse em paz, Mandela!
Não foi um santo, nem foi perfeito, mas seu nome ficará na história!


Nota: entre seus seguidores, Mandela era chamado pelo apelido carinhoso de “Madiba”. 

11 comentários:

  1. MANDELA: Uma grande alma, sem dúvida amigo. "Pelo que sofreu durante o período de encarceramento, dentre alguns na solitária, sem ver a luz do sol, teria motivos de sobra não só para guardar rancor, mas para enlouquecer, perder a sanidade mental.... MAS NÂO!! Saiu com a mente iluminada para espelhar com o seu exemplo de coragem, força, inteligência e beleza a PAZ pelo mundo!!!
    Ele merece descansar, embora guerreiro como ele eu duvide que isso aconteça por sua vontade. Só se Deus mandar!!! rsrs

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Estive uns dias afastado das atividades.
      De fato, acho que o velho vai arranjar logo uma atividade lá na outra dimensão...
      Abraços, Carla!

      Excluir
  2. Salve comandante e amigo Leonel. É... Madiba deixou-nos um belo exemplo de perdão.
    Grande abraço, saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Estive uns dias afastado das atividades.
      Abração, mestre Milton! Saúde e paz!

      Excluir
  3. Mas santo ninguém é, né? Nem também perfeito. Mas se um homem é o que ele faz, Mandela será sempre grande, pelo que sempre fez em toda a vida.

    Um beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Estive uns dias afastado das atividades.
      Sem dúvida, Mandela não foi santo, mas fez muita diferença...
      Bjs,Milene!

      Excluir
  4. Fica o legado que penso eu é grandioso. Mas me preocupo se é grande o suficiente para o próximo ano...eleições, interesses políticos etc e tal. Será que só sua lembrança dará conta? Aguardemos com esperança.
    Beijuuss meu amaaado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Estive uns dias afastado das atividades.
      Agora que ele se foi, há risco de muita coisa desandar, como aconteceu na antiga Iugoslávia após a morte do líder Tito. Mas, esperemos que tenham aprendido algumas lições na gestão de Mandela...
      O atual chefe de governo parece que não aprendeu, pois tem diversas acusações de corrupção...
      Bjs, Rê!

      Excluir
  5. Mandela ficara na história. Foi de muita importância a seu Pais. Grande líder!
    Deixo desde já, meu desejo de um Feliz Natal e um Ano de 2014 recheados de sonhos e desejos realizados. Obrigada por ter caminhado comigo esse ano de 2013, pelo menos um pouco dele, o qual me fez muito feliz. Desejo que no próximo Ano possamos estar juntos novamente... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Estive uns dias afastado das atividades.
      Obrigado, Smareis!
      Retribuo seus votos e estarei acompanhando seus escritos em 2014!
      Bjs!

      Excluir
  6. Ola querido amigo,obrigado pela visitinha,e desculpe também pela demora de conexão,também estive uns dias afastada da blogsfera.Grande abraço.SU

    ResponderExcluir