FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 7 de julho de 2013

ASTEROIDES E NEOS

Quando as coisas ficam pretas aqui na Terra, com manifestações, bate-bocas e vandalismo, políticos tentando enrolar o povo, eu tiro minha nave do hangar e me mando para o espaço.
Este texto, que sintetiza informações da NASA e de de outras fontes, tem  alguns pontos que são pouco conhecidos sobre os asteroides e sobre os riscos que eles podem representar para o nosso planeta.

Asteroides
Asteroides  são corpos celestes rochosos que fazem parte do nosso sistema solar.
A maioria dos asteroides conhecidos estão em órbitas situadas no Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter.


A maioria dos asteroides situa-se no Cinturão entre Marte e Júpiter. Os asteroides troianos orbitam nos chamados pontos de Lagrange, à frente e atrás de Júpiter.

As teorias mais aceitas sobre a origem dos asteroides são a de que seriam restos de um antigo planeta, que teria sido desagregado pelas forças gravitacionais de Júpiter, ou que seriam resultado das condensações da nebulosa solar original, que não conseguiram formar um planeta devido às fortes influências gravitacionais de Júpiter.
Os maiores asteroides são Ceres (975 km), Palas e Vesta, ambos com diâmetros de aprox. 500 km. Por terem formato esférico, são considerados planeta-anões.

Ceres: seu formato esférico e tamanho justificam sua classificação como planeta-anão.


Atualmente, estima-se que existam no Cinturão entre 1.100.000 e 1.900.000 de asteroides com mais de 1 km de diâmetro.
O número de asteroides aumenta na medida que decresce sua escala de tamanho. Desta forma, existem milhões de asteroides menores que 1 km.

Asteroides troianos

São aqueles que compartilham órbita com um planeta ou satélite, sem risco de colisão, por se situarem em um dos chamados pontos de Lagrange, locais onde há equilíbrio das forças gravitacionais, 60º à frente ou atrás do planeta/satélite. Júpiter compartilha sua órbita com diversos troianos. A Terra também tem os seus, em menor número.

Objetos próximos da Terra
Chamados pela NASA de NEO (Near-Earth Objects)

São asteroides e cometas cujas órbitas são próximas à da Terra. Seu tamanho varia de 1 metro a alguns quilômetros de diâmetro. É estimado que o asteroide ou cometa que escavou uma cratera de 177 km de diâmetro na península de Yucatan, há 65 milhões de anos, extinguindo os dinossauros, teria 9,6 km.

Caçando NEOs
Devido aos danos que podem causar, os NEOs despertaram a atenção dos astrônomos, que começaram a estudar seu comportamento
A princípio, os astrônomos buscavam objetos maiores que 2,4 km, e encontraram 862. Acreditava-se que aprox. 95% de todos os NEO estavam nesta faixa. Mas, a partir de 1995, passaram a contar também objetos menores, e chegaram a um total de 9.730.
Destes, 1.379 considerados potencialmente perigosos, de acordo com os especialistas do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da NASA, em Pasadena, na Califórnia. Estes têm no mínimo 50 metros e suas órbitas passam a menos de 12 milhões de km da Terra.
Aprox. 155 destes objetos potencialmente perigosos registrados têm no mínimo 800 metros de diâmetro.
Em 2005, o congresso americano atribuiu à NASA o encargo de localizar e rastrear objetos de 150 metros ou mais até 2020. O trabalho tem sido moroso. O orçamento da NASA para esta finalidade permaneceu em 4 milhões de dólares entre 2002 e 2010, mas, foi aumentado para 20,5 milhões de dólares em 2012.
Quanto menores os objetos, mais numerosos eles são. Os astrônomos acreditam ter identificado menos de 1% dos NEOs com 30 metros ou mais (que ainda podem causar um bom estrago).

Novos recursos
A maioria das detecções sido feitas pelos EUA. Três projetos de telescópios estão baseados em território americano: o LINEAR (Lincoln Near Earth Asteroid Research), o Catalina Sky Survey, e o Pan-STARRS (Panoramic Survey Telescope & Rapid Response System).
O Pan-STARRS é o mais novo, e fica na Universidade do Havaí. Lá também está sendo elaborada uma rede de telescópios menores, apelidada ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), para escaneamento rápido dos céus a cada noite. Uma possibilidade futura serão telescópios espaciais infravermelhos dedicados à busca por NEOs. Telescópios infravermelhos tem a capacidade de captar NEOs muito pequenos para serem identificados por telescópios óticos. Se houver verbas, estes artefatos poderão ser lançados pelo final da década atual.

A questão do tempo
Mas, quanto tempo teríamos para nos preparar para um impacto?
Poderemos ter décadas ou mais se o asteroide for grande e suas aproximações ainda forem distantes. Ou não ter tempo algum, como vimos no caso do asteroide Chelyabinsk. Pesquisadores afirmam que se um asteroide for detectado apenas um ano ou dois antes da colisão, talvez a única alternativa para reduzir o número de vítimas sejam medidas de defesa civil, como evacuação da área mais afetada pelo impacto.

Alternativas
Uma das alternativas que têm sido sugeridas para evitar uma colisão seria um rebocador espacial, que poderia utilizar a interação gravitacional entre ele e o asteroide para alterar ligeiramente a velocidade do NEO, de forma que ele chegasse atrasado ou adiantado no ponto de colisão previsto. 

 A nave espacial Enterprise, da série STARTREK, usa seus fasers para desintegrar asteroides. Seria ótimo se tivéssemos algo semelhante.
Mas, segundo os cientistas, seu desenvolvimento levaria décadas e seria efetivo apenas para asteroides com menos de 100 metros de diâmetro.
Outra alternativa seria o emprego de um projétil lançado de uma nave espacial nas proximidades do objeto para reduzir ou aumentar sua velocidade. A NASA e a Agencia Espacial Européia estudam a possibilidade de uma missão demonstrativa, chamada AIDA (Asteroid Impact & Deflection Assessment).
Isto envolveria o envio de uma nave espacial com um míssil até ao asteroide binário Dídimo. O míssil acertaria o menor dos dois asteroides do par, e então faria medições da velocidade de cada um, para avaliar o efeito do impacto.
Como última alternativa, os pesquisadores pensam na detonação de um artefato nuclear para desviar objetos de até uns 3 km de diâmetro. Para objetos maiores do que isto, não existe defesa viável até ao momento, a não ser nossas orações e muito pensamento positivo.

25 comentários:

  1. OI LEONEL!
    JÁ TENHO QUE ORAR POR TANTAS COISAS AQUI DA TERRA, AGORA MAIS ISTO...RSRSRSRS
    TE AGRADEÇO PELA IDA AO "SÓ PRA DIZER" E LÁ TERES DEIXADO TEU CARINHO O QUE FOI MUITO BOM POIS COMO BEM SABES, É IMPORTANTE DIVIDIRMOS ESTE MOMENTO COM QUE CAMINHOU CONOSCO, COMO É O TEU CASO.
    OBRIGDA, AMIGO.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer te levar a mensagem de aniversário, e também te receber por aqui!
      Abraços, Zilani!

      Excluir
  2. Olá comandante Leonel, bem esclarecedora sua postagem. Ah, lembrando que hoje 08 de julho,celebra-se 66 anos do Caso Roswell.
    Abração, saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caso Roswell foi muito controverso...
      Até hoje ainda não cheguei a uma conclusão sobre o que aconteceu ali...
      Saúde, paz e prosperidade, Milton!

      Excluir
  3. Lar doce lar... não é aqui na Terra e nem lá no ar. Querer achar um bom lugar, entra neste blog para poder admirar.

    Olá Leonel,entrei rimando.
    Saudades de você. Desde já peço desculpas por ter sumido. Eu estou sem internet e quando entro não consigo entrar em blogs e nem tampouco no meu, raramente consigo, como hoje.

    Uso a internet só quando posso e por pouco tempo e este tempo, eu desejo escrever e como tem que ser escritas pequenas e rápidas eu uso o Facebook. Ali, eu não tenho nenhuma dificuldades de postagem e até decidi publicar uma "Fotonovela Face" que já chegou ao capitulo 37, mas sem leitores fiéis como aqui... se chama: "O Homem Certo" mas que de certo, não existe nem homem e nem mulher, rsrs

    Quanto ao meu e-mail, não abro já da um ano, na verdade, estou fora do ar, rsrs
    E por falar em fora do ar, estas pedrinhas, hem?
    Nossa, se um desses Asteroides cair na cabeça de alguém malvado, talvez, ele desça bem rápido pro inferno, rsrsrs. O pior é que vai levar o resto tudo junto.
    Eu li tudo e ao ler a gente fica mais apavorado ainda, não porque sou malvada, mas porque não vai sobrar uma alma viva.
    Muito bom ler o que você escreve, porque é uma leitura tranquila, serena e muito esclarecida.

    O homem tenta desviar e modificar catástrofes, mas todos nós sabemos que a natureza segue o seu rumo e não avisa quando quer atacar, porque não é um ataque, é só um caminho que deveria seguir, azar de quem está em baixo... nesta semana, um raio caiu em um menino de 12 anos que brincava em uma praia italiana, e nem tinha sinal de chuva. Suas férias acabou em tragédia.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Aimée!
      Prazer em te ver de volta! Vê se dá um jeito nesta internet, pois eu sinto muita falta dos teus textos e contos, assim como dos comentários.
      Eu só vou no Face em doses homeopáticas, acho aquela rede meio bisbilhoteira.
      Mas, ultimamente, tenho visto a tua carinha num joguinho viciante chamado Candy Crush...
      Gostei dessa tua ideia de cair um asteroide na cuca de alguém malvado! Quem sabe cai um bem em cima do congresso, e faz um bem à nação?
      Kkkkkkkkkkk!
      Realmente, quando a natureza assume, as coisas podem ser inevitáveis, como este raio que atingiu o garoto!
      Abraços, Aimée!

      Excluir
    2. Oi,
      Votei para ver a sua resposta e olhar outras postagens.Tem tanta coisa para ler aqui, e quero ver alguma em particular, como aquela de comer baratas, sobre o caminho que a gente segue e muitas vezes desvia que fala da sua luta no seu tratamento, quero ler.

      Quanto a este jogo, eu já joguei, mas dependia de 2 amigos para passar etapas e naquela época eu só tinha um amigo, então, parei de jogar, mesmo porque sem net era impossível.
      Esta net aqui é algum sinal que estou recebendo lá de fora, mas nem sempre consigo, rsrs, estou ficando malandra, kkkk os filhos me ensinam e eu aprendo, rsrs.

      Eu vou tentar publicar alguma coisa, já é hora... vou ver aqui o que inventar.
      Um abraço.

      Excluir
    3. Dê uma conferida nos meus arquivos, que tem coisa...
      Abraços, Aimée!

      Excluir
  4. Olá Leonel,

    Que coisa! imagine isso cair aqui. Só Deus pra no proteger. Acho que nem nenhum pensamento positivo desviaria o rumo dessa coisa. O Homem jamais conseguira dominar a natureza, Deus nunca daria esse poder ao homem. Quanto tem que ser será. Só Deus tem o poder supremo pra interferir em algo assim tão grande. Esse é um caminho desconhecido pelo homem.

    Desejo uma ótima semana!
    Abraço amigo!

    Passa La tem atualização!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nossos meios de defesa cobrem apenas uma pequena faixa de possibilidades...
      Fora disso, é só sentar e aguardar...Pum!
      Esperemos que demore a acontecer!
      Abraços, Smareis!

      Excluir
  5. kkkkk o pensamento da Isadora é bem verdade e adorei pq me mostra que vc tá com o humor ótimo...e isso é tudodebom!!! Agora vou ter que rezar tb por isso?! Pelo que entendi nem com reza braba né amigo? Preferia a ignorância rsrsrs
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso dos asteroides, a reza tem que agir retroativamente, e tira-lo de órbita bem antes de chegar...
      Realmente, eu era mais feliz quando não tinha consciência disto!
      Bjs, Rê!

      Excluir
  6. OI LEONEL!
    COMO JÁ COMENTEI SÓ TE DEIXO MEUS VOTOS DE UM BOM RESTO DE SEMANA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Limerique

    Eram milhões de corpos lá no céu
    Que vagavam soltos assim ao léu
    Um perigo, t'esconjuro!
    O terror mais puro
    Se um cair na Terra, tudo pro beleléu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limerique (de pé quebrado)

      Asteroides sem destino
      Da Terra tirando um fino!
      Estas coisas me dão medo
      E me faziam dormir cedo
      Desde os tempos de menino!

      Abração, Jair!

      Excluir
  8. Oi Leonel,
    Passando pra ver se tem atualização e deseja ruma ótima semana pra ti!
    Ja tem atualização passa la quando puder pra conferir.
    Deixo um abraço e desejo de uma ótima semana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. OI LEONEL, COMO JÁ COMENTEI NESTE TEXTO TE DEIXO AQUI MEUS DESEJOS DE UMA BELO FINAL DE SEMANA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A Paz de Cristo,

    Parabéns pelo texto e também pelo blog!

    PARA MEDITAR...
    O AMOR DE DEUS POR NÓS!

    Deus ama cada um como filho único é o amor de Deus que da sentido em continuar seguindo o caminho mesmo que a tempestade caia sem cessar e que a dor seja maior que as forças que temos para sofrer mesmo que a escuridão nos envolva e tente os ventos da injustiça apagar a pequena chama da fé mas no obscuro túnel da vida a luz do amor de Deus brilha sem cessar o amor de Deus transforma a tragédia em triunfo a maldição em benção o mal em bem o amor de Deus é o único e verdadeiro Caminho, somente o amor de Deus produz frutos aonde nunca se plantou! o amor de Deus é paciente...
    tudo espera...
    tudo suporta...
    e jamais se acabará,
    porque é eterno!!!
    Acredite que apesar da distância, pertencemos ao mesmo corpo, onde Cristo é a Cabeça. Fico extremamente grata ao nosso Deus que nos proporciona esta ferramente que é a Internet, precisamente essa interação entre blogueiros, que unidos num só propósito (EVANGELIZAR) divulgam o Amor e a Salvação em Cristo Jesus.

    Ficaria lisonjeada se fizesse parte com sua preciosa presença do quadro de seguidores. Está faltando você no FRUTO DO ESPÌRITO.

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém edificantes...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  11. Ola querido amigo,venho desejar uma boa noite e deixar meu abraço com muito carinho.SU

    ResponderExcluir
  12. Bela informação!
    E gosto sobretudo de saber que ainda há quem se interesse por estas questões.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Saudações comandante e amigo virtual Leonel, vim agradecer sua presença lá no blog.
    Um grande abraço, saúde e paz interior.

    ResponderExcluir
  14. Tin Tin querido amigo,fiquei muito feliz de teres podido vir brindar comigo.Meu enorme e carinhoso abraço.SU

    ResponderExcluir
  15. Olá Leonel, Boa noite caro amigo!
    Tudo bem ?
    Passei pra desejar boa semana, embora a semana já vai embora kkk.
    Deixo um abraço e ótima noite!
    Passa lá quando puder já tem atualização!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite caro e saudoso amigo Leonel!
    Como sempre, grande fonte de cultura geral que Você nos deixa por aqui! Faz tempo que não venho mais aos blogues e hoje, me deu a vontade de vir e, logo começando pelo seu, pois como sabe sempre tive muito interesse por estas coisas e, quem melhor que você para nos explicar? Diria-mos que o mundo é construído por biliões de objectos, uns menores e outros maiores! Isto me leva sempre para o lado da física, matéria que adoro pesquisar e, tal como os planetas, estrelas e esteróides, temos depois as mais pequenas partículas que são os neutrões, plutões e átomos que também vivem em orbita! Conclusão: O hemisfério está cheio de mistérios que o homem gasta fortunas para saber mais e mais sobre elas e acabando por desprezar tanta vida humana que sucumbe por falta de apoios!
    Um grande abraço e continue pois o amigo Leonel para mim é um dos melhores informador que encontro nesta matéria!

    ResponderExcluir