FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TRAPALHADAS CIBERNÉTICAS

Meu primeiro contato “pessoal” com um computador foi em 1975, quando fui apresentado ao IBM 1130 da UNICAP, no Recife. Na época, um novo IBM 360 ainda estava encaixotado, aguardando os técnicos para a montagem.
Antes, já os conhecia de histórias de ficção-científica, alguns até com nome, como o HAL 9000 de 2001 – Uma Odisséia no Espaço.
Essas máquinas sempre exerceram atração e fascínio sobre mim, e assim que ficaram ao alcance dos seres comuns, em 1982, eu adquiri meu CP-200, na época uma pequena e empolgante maquininha, clone nacional do “ovo de colombo” montado por Sir Clive Sinclair, o ZX80, minúsculo computador pessoal, baseado no célebre processador Z80. 
 A genial criação de Sir Clive Sinclair: o Sinclair ZX80, com teclado de membrana flexível, estava ao alcance de qualquer um.
Os programas eram salvos e recarregados na fita cassete de um gravador portátil comum, e o monitor era uma velha TV P&B de 12 polegadas. Tinha a fantástica memória RAM de 16 kb! Neste pequeno vovô dos Pcs de hoje, cheguei a montar pequenas subrotinas auxiliares em linguagem de máquina. Mas, quem deu show nele foi mesmo o meu amigo Barcellos e seus geniais filhotes.
O Prológica CP-200: clone nacional do Sinclair, tinha 16 Kb de RAM, 8 Kb de ROM, gravava seus programas em um gravador cassete comum e usava uma TV como monitor.
Porque estou contando isto?
Bem, é que, apesar de, depois disto ter percorrido praticamente todos os passos da evolução cibernética (exceto os últimos), passando por máquinas baseadas no Tandy TRS-80, TRS Color, e finalmente os PCs, com toda a sua longa linhagem de processadores (alguns destes PCs eu mesmo montei para meu uso pessoal), ainda me vejo surpreendido pelas instabilidades no humor destas máquinas “pensantes”. Mas, isto ocorre principalmente por características inusitadas dos softwares usados para que possamos interagir com tais máquinas.
Ontem à noite, após um apagão de 7 horas, cortesia da Light, (coisa que se repete a cada vez que chove ou venta, o que não é raro numa zona tropical nesta época), eu estava dando os retoques finais na sinopse de um filme para publicar neste blog, usando o editor do blogsot quando, já no finalzinho, resolvi mudar um parágrafo explicativo do início para o final do texto. Mas, quando fui selecionar o texto, algum mau contato no botão do mouse fez metade da parte que eu pretendia selecionar se deslocar, trocando de lugar e embaralhando tudo! Eu cliquei na setinha curva para reverter e então...todo o texto sumiu! Tentei mais uma vez e...nada! Recarreguei o texto novamente, e ele veio vazio, pois já havia sido salvo automaticamente...vazio, é claro! E assim, lá se foi tudo!
Quase tudo o que o computador faz por conta própria, mais cedo ou mais tarde acaba ferrando o ser humano! Que o diga o poderoso HAL 9000!
Assim, se isto serve de consolo para a Rê e outros que se julgam BIOS, coisas como esta acontecem até nas melhores famílias informáticas...
Textos, agora, só no BR Office. Depois de pronto, vai para o blog!
Estou reescrevendo a sinopse, e acho que está ficando bem melhor do que estava!
Esta postagem serve para “encher linguiça” enquanto eu termino!
Abraços a todos!

7 comentários:

  1. Gostei, você fez uma boa retrospectiva e até lembrou da genialidade do nosso amigo RRB com os PCs. Parabés pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
  2. - O editor embutido do blog eu só uso na fase final. Para o trabalho pesado prefiro o editor mais simples possível - o Notepad - pois até no Office já tive problemas.
    - Saudades do TK-85...
    - Abraços, amigo.

    ResponderExcluir
  3. Leonel... amigo, nem vou começar que vai ser uma choradeira só de saudosismo e brilhantismo!!

    A forma como abordou para se revoltar com os "bixin" foi simplesmente Fantártiga.. rss Acredito e digo sempre aos meus honoláveis Usuários de PC´s para lembrarem que "OS DEDOS SÃO MAIS RÁPIDOS QUE OS OLHOS" Por esse motivo existem fantásticos Ilusionistas..
    Antigam... opss - Há uns tempinhos atrás nós fazíamos as coisas com mais solidez e com uma certa temeridade ao manusear uma MAQUINA DESSAS, demonstrava-mos respeito à elas...!
    Hoje com as facilidades "tanto Softwaricas como Hardwaricas" rss Ninguém mais respeita os Bixin e eles começaram a se revoltar com a gente..!! Eu mermo tenho um PCNILDO que é definitivamente "autônomo" e decide por conta própria se faz ou não o que quero... éhh ... E digo mais eles estão se concentrando numa organização psico-cibernética para nos botar de "lerê.. lerê.. lê lê lê lêrê..." Isso merrmo.. Iscravos deles!!

    Toma tento hómi de Deus e vamo evitar fadigas.. hehehe...
    Cabei por falar D+ dos bixin nénão... Vivo com e deles já há 30 aninhos... só e já me passaram célebres equipamentos infortronicos "eu sô (II) assim com eles" rsrsrs

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. Pues, a mí, también ya me sucedió... por eso siempre escribo en word y después se va al blog...
    Veo que Barcellos es un experto en el tema...

    Me hiciste reír... "encher linguiça"...:)

    Saludos argentinos,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  5. Ah Leonel, ah Leonel num serviu de consolo nauuummm... gritei daqui (como se adiantasse?!) um TAQUEOSPARIUUUUUUU por esses bichim que tem vida própria...afff... Imagine bem, se com vc, Bruxo e Peludim que entendem do babado acontecem essas gracinhas e muitas das vezes sabem arrumar soluções, comigo tenho vontade de ES-GA-NARRRRR rsrs Aguardarei, curiosa, a sinopse do filme.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  6. TE encontrei no "Angola..." do Jose e vim ver seu Blog. Adorei esta postagem.Não sou expert em PC, mas não tenho grandes problemas pois ainda estou na idade da pedra e escrevo tudo meu em vários "cadernões" a lápis mesmo e depois é que passo para o PC e publico. Trabalhão, não? Mas prefiro,pois embora ao passar para o PC dê uma mexida ou outra, a essência está salva.Gostei daqui.

    ResponderExcluir
  7. Saudades do meu "poderoso" CP 200

    ResponderExcluir