FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

RECORDANDO: O FUGITIVO

 David Jansen como Dr. Richard Kimble: fugindo e ajudando pessoas.

O FUGITIVO foi um seriado de TV produzido nos EUA pela QM Productions e  pela United Artists Television, que o apresentou no canal ABC de 1963 a 1967, num total de 120 episódios. No Brasil, foi apresentado pela antiga TV Tupi, e tinha muitos fãs, inclusive eu.
O enredo era sobre um médico pediatra, Dr. Richard Kimble (David Jansen), acusado injustamente da morte da própria esposa. Julgado culpado, foi condenado à pena de morte, mas, ao ser transportado em um trem para o local da execução, um acidente lhe dá chance de fugir. Após a fuga, passa o tempo todo buscando um misterioso homem com um braço só, que  o teria atacado,  deixando-o inconsciente, antes de assassinar sua esposa.
No meio dessa fuga, ele ainda achava jeito de exercer sua profissão de médico e em cada episódio acabava por ajudar pessoas com problemas, sem contudo resolver o seu próprio. E quase sempre, ao final de cada episódio ele perdia por frações de segundo a chance de alcançar o misterioso maneta.
O personagem Richard Kimble foi inspirado em um certo Samuel Reese Sheppard,  médico americano, que foi condenado pelo assassinato de sua esposa grávida, em Cleveland, Ohio, em julho de 1954. Cumpriu dez anos de prisão e conseguiu um novo julgamento, em 1966, onde seu advogado criou dúvidas suficientes para que não houvesse certeza de sua culpa. E assim, acabou livre, embora os policiais envolvidos na investigação mantivessem sua certeza de que ele fora o assassino. Sua alegação era a de que fora agredido ao chegar na própria casa por um indivíduo que ele só pode vislumbrar. O agressor o deixara desacordado e, ao despertar, ele encontrara sua esposa morta. Mas, a polícia jamais encontrou nenhum traço do misterioso invasor, nem motivos para o crime ter sido cometido por uma terceira pessoa (isto me lembra de outro crime, aqui no Brasil, onde quiseram "plantar" um assassino misterioso, invisível, alado e sem motivo).  Na realidade, havia muitos indícios de sua culpa. Samuel Sheppard morreu em 1970.
O ator David Jansen morreu de um ataque cardíaco em 1980.
A série foi lançada pela Paramount em DVD nos EUA em 2007. Os primeiros três anos foram filmados em preto-e-branco.

6 comentários:

  1. Leonel,
    Embora não fosse fã incondicional, lembro muito bem dessa série. Lembro que a série deu origem a filme de mesmo nome e até outro filme baseado na história, com enredo um pouco menos maniqueista. Boa lembrança e texto excelente, continuo considerando teu blog o melhor em matéria de comentário filmográfico. Costumo plantar uns comentários em "Adorocinema", mas nada comparado as tuas excelentes observações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. - Ao contrário do Jair, eu era fã icondicional. E valeu, Leonel... despertou-me várias e boas lembranças. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Óia Leonel , O Macaco aqui num tem tantas primaveras pra lembrar.. rsss Mas "ouvi dizer"

    Amigo sobre esse não achei muita coisa... do que tu já não tenha dito aqui, mas se você gosta mesmo dá uma olhada neste site MOFOLANDIA - MUITO BÃO CARA

    Convida o Jair e o Barcellos que aposto que vão ter belas surpresas por lá...

    Desusssskiajude e Fapt Mofolandicos
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. Então O Fugitivo, protagonizado pelo Harrison Ford, o tal Dr. Richard Kimble, foi baseado nesse seriado? Eu não sabia.

    Belo texto, senhor cinéfilo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Como foi bom recordar!
    Obrigada.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  6. Se Peludim num tinha primaveras eu tinha poucas...mas suficientes prá me lembrar e rir de memórias do tipo: mãe como é que eles entram da TV? rsrs Achava a mágica das mágicas!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir