FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CULTURA GRÁTIS!

Dizem que de graça, até injeção na veia! Por isto, coloquei o título acima para atrair gente para apreciar a arte, de graça!

 Palazzo Ducale (1725), de Canaletto, uma das obras em excelente definição expostas na WEB GALLERY OF ART.
Frequentemente, ouço pessoas comentando que "a internet só tem coisa ruim" : pedofilia, racismo, boatos, cyberbulling, difamações, pornografia, invasões, golpes, vírus, spywares, etc...
Eu costumo replicar que, para mim, nada existe na rede que não faça parte da vida real. Encaro a internet como uma megacidade virtual, do tamanho de um planeta, com tudo o que existe normalmente nas grandes metrópoles. Tem parques, bibliotecas, museus, bordéis, becos escuros com vigaristas, assaltantes, pedófilos, praças de esportes, clubes literários, cinemas, serviços públicos, concertos musicais, informações, notícias, bancos, lojas, enfim tudo ao alcance de um clique.
Como em uma grande cidade, tudo depende de onde você se aventura. Se  pegar atalho por um beco escuro, pode ser assaltado. Se ficar de bobeira numa praça, pode levar uma cantada ou cair na conversa de algum vigarista, se ficar olhando um malabarista, pode ter sua carteira subtraída. Se quiser bancar o esperto, pode ser enganado. Se for atrás da mocinha que roda a bolsinha, pode ficar à mercê de um cafetão, ou cair num "boa noite, Cinderela". Se compra "importabando" de algum camelô, pode explodir seu celular, ou ficar com catarata por usar óculos de sol sem proteção UV! 
Don't blame the Web! A escolha é sua!
É claro que as pessoas menos afeitas à navegação precisam de orientação básica, para que não caiam nas armadilhas que realmente existem e se escondem a cada "esquina".
Mas, quem já esta habituado com uma grande cidade virtual, se souber onde ir, pode encontrar amigos, pessoas cultas e inteligentes, informações autênticas, lojas confiáveis, boas receitas, bons produtos e cultura!
Cultura, informação e arte!
Só como ilustração, recomendo uma visita ao site:


O nome do site é WEB GALLERY OF ART.
Ali, você encontrará pintores classificados por escolas, épocas e nomes e poderá apreciar  suas obras com ótima definição, ajustando ao tamanho de sua tela. Se preferir, ainda pode fazer sua visita ouvindo música clássica da melhor qualidade. Pode escolher compositores por século e depois por nome. Se estiver em clima quente, coloque o ar em 23º, sirva uma taça de bom vinho, relaxe e aprecie!
Tudo grátis e sem necessidade de cadastro!
Existem outros sites assim. Outro dia, achei um excelente, sobre o ilustrador americano Norman Rockwell, que gostava de retratar cenas cotidianas do interior dos EUA , no início do século passado.
A cidade está aberta!
Vamos passear!

12 comentários:

  1. A postagem anterior saiu tooooda truncada...vai entender essa coisa que tem vida própria rsrs
    Vamo lá...
    Leonel, amado!
    Devo dizer que tem toda a razão... suas comparações foram felizes, mas devo acrescentar que, muito particularmente mesmo, ainda apanho na virtualidade mais do que na realidade! Alguns "procedimentos" não faço mesmo...vou à moda antiga rsrs. A possibilidade de fazermos essas viagens sem sairmos de casa é FANTÁSTICA. E as bibliotecas virtuais???!!! Desse quadro, sua escolha, posso dizer que já tive o privilégio de conhecê-lo em 2009: Palazzo Ducale, símbolo do gótico veneziano... Uma beleza!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  2. Hola Leonel,

    en la red hay de todo como en la vida real, porque, detrás de cada site, detrás de cada blog, detrás de cada página hay personas y es así mismo... las hay buenas y malas...
    Pero debo decirte que veo muchas cosas buenas también...
    Ahora voy a visitar lo que recomiendas.

    Te dejo saludos argentinos,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  3. Leonel,
    Belíssima descrição do planeta internético, dicas excelentes de saites culturais e texto impecável, uma trilogoa digna de um carinha que conheço desde uma escola em Curitiba e com o qual trabalhei no Rio num local onde também trabalhava um tal de Rodolfo que, por acaso, também é amigo meu e do carinha citado. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. - O tal de Rodolfo manda um abraço amigo ao postador gaúcho-carioca e ao comentador de Floripa, e lembra que entre as boas coisas da WEB estão gente como eles... tá bem, como nós... certo, como o nosso pequeno círculo blogosférico.
    - E já vou conferir mais um belo recanto deste mundo virtual. Valeu, Leonel!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Leonel...
    Gostei muito do desembaraço e habilidade tua no exprícamento assim na ótica bem particular de um usuário de cápilador.... PC.. rsrs

    Pido permissão pra exponhá esse teu texto em meu otrô brógui "do criador" la no HELP DO TATTO Pódo? con permisso!!

    fapt sem malicias.. rss
    Deussssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  6. Regina, gracias pela correção, como o site é em inglês, alguns nomes saem meio alterados. Ainda bem que na vida real, você se garante. Na virtual, é só ter um pouco de cuidado e não "acreditar em Papai Noel". Expressão de linguagem, nada contra quem acredita.

    Sergio, o propósito é justamente mostrar o que existe de bom na internet. As coisas bonitas do seu blog são um bom exemplo disto.

    Jair, já encomendei meu exemplar de "O Tuaregue" e aguardo ansioso por conhecer mais esta obra do amigo de quem me orgulho.

    Amigo e guru Barcellos, muito bom lembrar que graças à internet ficamos conhecendo tantas pessoas interessantes e inteligentes como os vizinhos desta blogsfera.

    Amigo Xipan, está autorizado! Informações como esta devem ser domínio público.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  7. Não meu amigo!!! Tá corretíssimo tb Palácio do Doge... Afff... Leonel, se fosse prá fazer parte do "Patrulhamento de Português" tava fora com força rsrs Palazzo Ducale é em italianês.
    Beijuuss e um ótimo fds

    ResponderExcluir
  8. Regina, no caso, seria "patrulhamento do italiano". Já que o cidadão Giovanni Canal era veneziano, acho bem mais adequado que o quadro seja citado na sua língua-mamma, capisci?
    Grazie mille!

    ResponderExcluir
  9. Amigo Leonel...
    Tatto do Help já propositalmente editou e postou teu excelente texto e o aguarda para uma visita cordial de reconhecimento em HELP DO TATTO...rsss

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  10. Foste de uma clareza incrível ao expor tuas considerações, Leonel. Também concordo que é uma espécie de sucursal da vida real, tudo o que tem de bom e ruim aqui se encontra amostras e cabe a nós a cautela em embarcar nessa viagem sem tanto risco.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, vi e li teu texto lá "HELP DO TATTO"
    e adorei, bem verdade tudo que disseste , e como Memem disse, vc colocou tudo com uma clareza incrível...

    boa noite e até +...

    beijo!

    Andréya.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza, o que expõe neste seu texto é claro. A internet é o mundo em nossas mãos. Já me seria dificil viver sem ela. Sabemos que ali encontramos de tudo o que existe no mundo, ou quase tudo. Só cai nos maus caminhos quem quer, mas se formos a ver isso, em tudo na vida é assim.

    Fique bem um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir