FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 31 de outubro de 2015

MAIS UM VISITANTE DO ESPAÇO

Mais um asteróide vem tirar rasantes da nossa velha Terra. Trata-se do espécime rotulado como 2015 TB145, mas já apelidado como "Spooky" (mal-assombrado), ou “asteróide do Halloween”, já que sua maior proximidade com a Terra ocorre hoje, 31 de outubro, data que nos EUA corresponde ao Dia das Bruxas, chamado lá de Halloween.


Foto do asteroide 2015 TB145, batida pelo PANSTARRS. Os astrònomos calculam suas dimensões entre 290 e 650 metros; A massa do asteroide não causa nenhuma influência detectável na Lua ou na Terra, incluindo as marés e placas tectônicas.

Na verdade, o pedregulho espacial vai passar a 480.000 km, uma distância 1,3 vezes maior do que a órbita média da Lua. Mas, em termos astronômicos, é quase uma colisão. Considerando-se que a maior dimensão do asteroide seria de aproximadamente 400 m, e que o mesmo só foi identificado em 10 de outubro pelo telescópio PANSTARRS (*), da Universidade do Havaí,  vê-se que mais uma vez escapamos de uma bala perdida. Se a trajetória viesse a coincidir com a nossa, saberíamos disso com pouquíssima antecedência. Dependendo do local de impacto, os danos seriam consideráveis.

Mas, desta vez, em lugar de travessuras, apenas gostosuras…

Pelo menos, isto me motivou a escrever de novo.

Abraços a todos os amigos!

(*)Segundo a Wikipédia, o Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (em português: Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema Rápido de Resposta) mais conhecido pela abreviatura Pan-STARRS é um projeto que tem por objetivo mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra .
telescópio PS1 que opera para o projeto está localizado no monte Haleakala no Havaí. Este telescópio está equipado com uma câmera de 1,4 gigapixels e já propiciou a descoberta simultânea de 19 asteroides numa única noite em 29 de janeiro de 2011, além da descoberta do cometa C/2011 L4 que também é conhecido pelo nome deste projeto.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

SOBRE GALINHAS, OVOS E DINOSSAUROS...

Desde criança, eu ouvia a tal questão ser citada, geralmente como exemplo de problema insolúvel, pergunta irrespondível cuja resposta seria irrelevante: o que apareceu primeiro, o ovo ou a galinha? É algo como questionar o sexo dos anjos…





Porém, graças às últimas descobertas da ciência, podemos eliminar este termo de comparação das nossas tabelas.
Acontece que, segundo tudo parece indicar, as aves que vemos hoje em dia, inclusive as galinhas, são frutos da evolução de antigos répteis, no caso dinossauros. E os dinossauros eram ovíparos, se reproduziam por ovos, qualidade preservada pelas aves, como nossas galinhas…


Assim, posso colocar uma resposta definitiva nesta questão secular: como os dinossauros já punham ovos, o que apareceu primeiro foram os ovos, muito antes de existirem galinhas! Ponto final!
É claro que vai surgir agora uma nova questão, trocando apenas o bicho: o que apareceu primeiro, o ovo ou o dinossauro? Meus netos que respondam...Fuuui!

segunda-feira, 30 de março de 2015

PERIGO NO AR?

Para quem já foi, nada mais faz diferença...Para quem ainda está neste lado, fica a apreensão: sabe-se lá nas mãos de quem estamos, quando embarcamos em um avião, ônibus ou navio de cruzeiro?
Os aviões modernos andam cada vez mais entupidos de tecnologia.Os novos equipamentos eletrônicos se mostraram bastante efetivos e confiáveis, com algumas ressalvas, no aumento da segurança de voo.

Numa aeronave atual, muita tecnologia embarcada. Esta é a cabine de um A320 da empresa Germanwings, como o que caiu nos Alpes semana passada.
(Foto: Marius Palmen / EPA) 

Entretanto, toda a aeronave carrega consigo um fator extremamente complexo e difícil de ser monitorado: o fator humano! Ali, naquelas duas poltronas, com as mãos no manche e nas manetes, existem dois seres humanos, sujeitos a instabilidades que podem leva-los a perpetuar atos causadores de consequências extremas. Tripulantes de aviões passam por um rigoroso controle de saúde, inclusive no seu aspecto psicológico. Mas, nada neste mundo é perfeito...
As primeiras investigações do grave sinistro ocorrido semana passada com o avião Airbus A320 da empresa alemã Germanwings já revelaram vários indícios de que a queda do aparelho sobre a cordilheira dos Alpes foi um ato consciente e deliberado do seu jovem co-piloto.
O aviador teria problemas de depressão e havia recebido veto de seu médico para a atividade aérea, mas escondeu isto da empresa e permaneceu na escala de voo. Deu no que deu...Até os organizados alemães podem cometer falhas!
No sábado passado, eu assistia na TV uma partida realizada entre as seleções da Geórgia e da Alemanha. Durante o jogo, alguns torcedores, isoladamente e em ocasiões diferentes, invadiram o campo, querendo virar notícia. Mas, a TV responsável pela geração das imagens, sempre que possível omitiu essas cenas, para desencorajar novos candidatos a “celebridade de 5 minutos”. Mas, que tem isto a ver com o assunto?
Bem, o suposto causador da morte de 150 pessoas ( incluindo ele mesmo) costumava praticar voo em um planador, na mesma área onde jogou o avião contra o solo. Porque não se enfiou na montanha voando em seu planador, sozinho, ao invés de arrastar consigo tantos seres humanos que ele nem conhecia?

Equipes de resgate procuram pelos gravadores de dados (caixas-pretas), que podem esclarecer melhor o desastre.
(Foto:Laurent Cipriani/Associated Press)

Segundo foi apurado pelos investigadores, ele teria afirmado à sua noiva que em breve faria algo que o tornaria famoso…
Por este motivo, não cito aqui seu nome...Pelo menos no meu post, ele será apenas um zero à esquerda…
O avião continua sendo o meio de transporte mais seguro deste planeta, com uma quantidade cada vez maior de passageiros transportados.