FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 30 de março de 2015

PERIGO NO AR?

Para quem já foi, nada mais faz diferença...Para quem ainda está neste lado, fica a apreensão: sabe-se lá nas mãos de quem estamos, quando embarcamos em um avião, ônibus ou navio de cruzeiro?
Os aviões modernos andam cada vez mais entupidos de tecnologia.Os novos equipamentos eletrônicos se mostraram bastante efetivos e confiáveis, com algumas ressalvas, no aumento da segurança de voo.

Numa aeronave atual, muita tecnologia embarcada. Esta é a cabine de um A320 da empresa Germanwings, como o que caiu nos Alpes semana passada.
(Foto: Marius Palmen / EPA) 

Entretanto, toda a aeronave carrega consigo um fator extremamente complexo e difícil de ser monitorado: o fator humano! Ali, naquelas duas poltronas, com as mãos no manche e nas manetes, existem dois seres humanos, sujeitos a instabilidades que podem leva-los a perpetuar atos causadores de consequências extremas. Tripulantes de aviões passam por um rigoroso controle de saúde, inclusive no seu aspecto psicológico. Mas, nada neste mundo é perfeito...
As primeiras investigações do grave sinistro ocorrido semana passada com o avião Airbus A320 da empresa alemã Germanwings já revelaram vários indícios de que a queda do aparelho sobre a cordilheira dos Alpes foi um ato consciente e deliberado do seu jovem co-piloto.
O aviador teria problemas de depressão e havia recebido veto de seu médico para a atividade aérea, mas escondeu isto da empresa e permaneceu na escala de voo. Deu no que deu...Até os organizados alemães podem cometer falhas!
No sábado passado, eu assistia na TV uma partida realizada entre as seleções da Geórgia e da Alemanha. Durante o jogo, alguns torcedores, isoladamente e em ocasiões diferentes, invadiram o campo, querendo virar notícia. Mas, a TV responsável pela geração das imagens, sempre que possível omitiu essas cenas, para desencorajar novos candidatos a “celebridade de 5 minutos”. Mas, que tem isto a ver com o assunto?
Bem, o suposto causador da morte de 150 pessoas ( incluindo ele mesmo) costumava praticar voo em um planador, na mesma área onde jogou o avião contra o solo. Porque não se enfiou na montanha voando em seu planador, sozinho, ao invés de arrastar consigo tantos seres humanos que ele nem conhecia?

Equipes de resgate procuram pelos gravadores de dados (caixas-pretas), que podem esclarecer melhor o desastre.
(Foto:Laurent Cipriani/Associated Press)

Segundo foi apurado pelos investigadores, ele teria afirmado à sua noiva que em breve faria algo que o tornaria famoso…
Por este motivo, não cito aqui seu nome...Pelo menos no meu post, ele será apenas um zero à esquerda…
O avião continua sendo o meio de transporte mais seguro deste planeta, com uma quantidade cada vez maior de passageiros transportados.