FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PASSEIO ESPACIAL ADIADO!

A nave espacial Spaceship Two (assunto do post UM PORTAL PARA O TURISMO ESPACIAL, 18/10/2011), da empresa Virgin Galactic, projetada para levar passageiros em passeios espaciais suborbitais, sofreu um acidente durante um voo de testes sobre o deserto de Mojave, na Califórnia, EUA, na sexta-feira passada (31/10). As únicas pessoas a bordo eram os pilotos Michael Alsbury, de 39 anos, morto no acidente, e Peter Siebold, de 43 anos, que ficou gravemente ferido, mesmo tendo se ejetado da nave.
O dono do empreendimento, o bilionário britânico Richard Branson, viajou no dia seguinte para os EUA, para acompanhar as investigações sobre as causas do acidente.

Foto promocional da empresa, mostrando o Spaceship Two ao centro, suspenso no  lançador WhiteKnight Two.

Ken Brown, um fotógrafo que assistiu ao acidente, contou que a nave explodiu logo após ser liberada do veículo lançador que a transportou até a uma grande altitude.
A queda afetou apenas o módulo espacial Spaceship Two, pois o veículo lançador já se encontrava separado no momento da explosão.

O magnata Branson fala à imprensa, após o acidente. Ele afirmou que o projeto continua.
(Foto: Associated Press)

Carolynne Campbell, uma especialista em propulsão por foguetes, da Associação Internacional para o Avanço da Segurança Espacial, órgão independente, com sede na Holanda, declarou à agencia de notícias Associated Press não poder especular sobre as causas do sinistro. Contudo, relatou ter advertido a Virgin desde 2007 sobre os riscos envolvidos na operação de foguetes como os utilizados pela empresa. Naquele ano, um acidente no solo causou a morte de três engenheiros que testavam o foguete propulsor da nave. Segundo ela, seus avisos foram ignorados.

Destroços da Spaceship Two no deserto de Mojave, a 150 km de Los Angeles.
(Foto: Reuters/Lucy Nicholson)

A National Transportation Safety Board (NTSB), agência que regulamenta a segurança nos transportes nos EUA, já está investigando o acidente.
A Virgin Galactic se comprometeu a devolver os depósitos feitos para reserva das passagens, aos que assim desejarem. Os primeiros voos turísticos estavam programados para 2015. Agora, certamente estão sem previsão, enquanto se investiga as causas do desastre.
Assim, fica adiado mais um degrau na utilização comercial da tecnologia espacial. Ainda não se sabe como isto afetará a comercialização de passagens para os futuros passeios suborbitais.
Entre as mais de 500 pessoas que já reservaram assentos para o passeio suborbital estão celebridades como Angelina Jolie, Brad Pitt, Leonardo Di Caprio, o cientista Stephen Hawking, Justin Bibier, Katy Perry e Kate Winslet.
O passeio tem duração prevista de duas horas e meia, com direito a seis minutos de ausência de gravidade.
Cada passagem custou US$ 200.000,00 para os primeiros 100 candidatos da fila. Depois, gradativamente um pouco mais barato, até a bagatela de US$100.000,00 para os últimos da fila!
A semana não foi boa para a iniciativa privada no espaço: na quinta-feira, o foguete lançador Antares, da Orbital Sciences Corporation, foi destruído deliberadamente pela equipe, para evitar danos maiores, depois que algo saiu errado com o lançamento. O foguete foi lançado de uma base da NASA na Virgínia, EUA, e transportava uma nave  não-tripulada Cygnus com suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Uma história triste...
Há 57 anos, precisamente em 3 de novembro de 1957, era lançado ao espaço o primeiro ser vivo a sair da Terra por ação consciente do homem, a cadelinha Laika, lançada a bordo da nave soviética Sputnik 2, que entrou em órbita terrestre. Infelizmente, o animalzinho não seria recuperado, e segundo dados revelados somente em 2002 pelos russos, morreu em consequência de superaquecimento da cápsula, após falha no sistema de arrefecimento. Assim, foi também a primeira mártir do espaço. Nossa homenagem a este pequeno ser inocente, cujos últimos ganidos se perderam no confinamento de sua cabine, imersa na imensidão do espaço.

Laika, a primeira astronauta: deve haver um céu só para os animais.

9 comentários:

  1. Estava ouvindo ainda agorinha no noticiário. Muito triste o que aconteceu e as explicações, para mim que não entendo lhufas, não fazem o menor sentido. Creio que agora, os interessados nessa viagem vão pensar mais um cadim né?!rsrs
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o motor foguete explodiu logo após ser ligado. Apesar do acidente, ainda não foram noticiadas desistências...
      Bjs, Rê!

      Excluir
  2. Pelo visto vai demorar um bocado pra esse passeio milionário acontecer, né? Ostentar no espaço é pra quase nenhuns.

    Se o Brad Pitt me convidar, não sei se aceitarei. Dúvida cruel.

    Beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para os que não sabem onde enfiar tanta grana, por um voo de apenas 2 1/2 horas!
      Se o Brad te convidar, é uma grande chance para dar uma esnobada nele!
      Fica fora desta, por enquanto!
      Bj, Mi!

      Excluir
  3. Ola caro Leonel,acho um projeto megalomaníaco e completamente sem utilidade .Não iria nem que me pagassem em ouro.Adorei a visitinha e saber que continuas gostando de ouvir as antiguidades que venho cantando.Beijo no coração.SU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um prazer receber sua visita e ouvir suas canções!
      Abraços, Suze!

      Excluir
  4. OI LEONEL!
    TUDO BEM QUE É UM ATRASO PARA A HUMANIDADE O FRACASSO DESTE EMPREENDIMENTO, MAS, EU, POR MAIS GRANA QUE TIVESSE, NUNCA ESTARIA NESSA FILA.
    ME DEU MUITA PENA AO RELEMBRAR A IDA DA CADELINHA "LAIKA" AO ESPAÇO, ELA NÃO TEVE COMO DIZER QUE NÃO QUERIA IR.
    MUITO BOM TEU POST, ESTÁS SEMPRE ANTENADO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá comandante e amigo virtual Leonel, obrigado pela passagem pelo blog, e perdoe minha ausência.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Leonel!
    Boa tarde!

    Então, os milionários de plantão vão ter que esperar mais um bocadinho, ainda não é dessa vez. Nem se eu tivesse milhões sobrando, me arriscaria entrar numa coisa dessas. Agora que não mesmo!!!! Eu prefiro mais a terra, mesmo com esse calor infernal que tá aqui.

    Adorei a postagem!

    ResponderExcluir