FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quinta-feira, 14 de março de 2013

HABEMUS GRAMA!

A grande notícia internacional da semana deve ser a eleição do novo papa. O cardeal argentino Mario Jorge Bergoglio tornou-se o Papa Francisco, primeiro de sua linhagem, primeiro da ordem jesuíta e primeiro não-europeu.

Mario Jorge Bergoglio, o Papa Francisco: este jogo os hermanos venceram com olé...

Meio embaraçoso para alguns gaúchos da fronteira, para quem o único argentino na bíblia teria sido Judas Iscariotes, como consta na anedota sobre um padre que tinha implicância com nossos irmãos portenhos.
Que aliás, apesar de grandes rivais no futebol, adoram nossas praias e caipirinhas e são donos de metade de Búzios.
Mas, aqui, no Rio, o acontecimento local que mais gerou comentários foi a volta da grama ao estádio do Maracanã. Depois de virar um piscinão em decorrência dos dilúvios que caíram sobre a capital fluminense no início do mês, o estádio teve de volta seu tapete verde.
A grama trazida dos EUA, cultivada e preparada com muito carinho, foi plantada no seu local definitivo, formando o gramado do estádio mais importante do país.

 Grama importada dos EUA: o tapete do templo.
(Foto: Érica Ramalho)
E, como o estádio Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, já foi apelidado "o templo do futebol", os cariocas amantes do esporte bretão bem que poderiam proclamar:
- Habemus grama!
Verdade que teria sido mais barato implodir o estádio  antigo antes de construir um novo, ao invés de tentar preservar a estrutura antiga para depois perceber que ela não suportaria a nova cobertura e construir uma nova, demolindo a antiga aos poucos, como foi feito, a um custo bem maior do que o previsto inicialmente... 
Não vou me prolongar comentando que na semana passada, crianças de uma escola da baixada fluminense fizeram uma manifestação pedindo apenas que consertem o prédio de sua escola, com o telhado danificado, para que possam voltar às aulas.
Ou que as condições de atendimento nos postos de saúde poderiam ser melhores do que o caos que vemos diariamente...
Questões de educação e saúde pública não recebem a mesma prioridade que eventos esportivos como olimpíadas e copa do mundo, mas ninguém parece se importar com isto!
Apesar de gostar de futebol como qualquer brasileiro comum, ainda acho difícil entender a vibração com a grama e a indiferença pelo telhado da escola... 
As questões de fé não foram feitas para serem entendidas, mas apenas aceitas... 
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

CRÔNICAS HOSPITALARES

Texto arquivado...
 
Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013...
Preso a um leito, tento coordenar os pensamentos e aproveitar de alguma forma este tempo irremediavelmente devotado às agulhadas nas veias, nos dedos e no cérebro; sim, no cérebro, porque a expectativa de ser espetado é o uma das coisas que mais me incomoda.
Desconectado (não consegui obter a senha de nenhuma das redes locais da clínica e a péssima recepção local de 3G me desencorajou a assinar algum serviço deste tipo), só me resta escrever divagações para posterior publicação, se for o caso...
Na imagem cheia de chuviscos de uma velha TV CRT de 14 polegadas, vejo que o ex-papa Bento XVI foi acompanhado por toda a mídia televisiva em seu caminho aéreo para a residência onde ficará o resto do seus dias após a renúncia. Este foi o assunto de fundo de todos os noticiários e transmissões extras.
Eu fui educado em uma escola paroquial, onde o catecismo valia nota, assim como a presença na missa aos domingos. Fiz a primeira comunhão e segui assim até ao primeiro ano do ginásio, após o qual fui estudar num colégio particular onde a diretoria, a maioria do corpo docente e discente era formada por judeus. Lá nunca fui questionado com relação as minhas convicções religiosas e nem nada me foi perguntado a respeito.
Aos poucos, minhas atividades religiosas passaram a se resumir ao comparecimento à casamentos, enterros e missas de sétimo dia, sempre acompanhando a família.
De alguma forma, a falta de respostas à algumas questões fundamentais e a solidez de certos dogmas inexplicáveis (e inaceitáveis) me afastou ainda mais da paróquia e passei a procurar respostas em outras filosofias.
Hoje me pergunto qual diferença faz para mim o fato de um papa renunciar.
Não quero desrespeitar as pessoas que se importam com essas decisões, tomadas na cúpula de uma doutrina religiosa.
Mas, acho que, nos últimos quarenta anos, nenhuma decisão da minha vida foi tomada em função de algum ato papal. Com todo o respeito, eu mentiria se dissesse que a renúncia de Bento XVI alterou alguma rotina da minha vida.
“Rezar e refletir”, foram as palavras de Bento XVI/Ratzinger para descrever sua proposta em relação às suas atividades pós-papado, afirmando também que não deverá interferir na gestão de seu sucessor. Bom exemplo para ex-governantes do nosso país.
E um bom exemplo de atitude, que também pretendo seguir: rezar para daqui para diante não cometer tantas besteiras como as que já fiz, e refletir sobre as tantas besteiras que cometi e disse (como algumas acima).
Outro exemplo: por que, quando tenho todo o tempo do mundo e os meios para realizar alguma atividade, não o faço, e quando fico impedido de fazer qualquer coisa como agora, fico lamentando por isto?
Será que só sinto a necessidade de fazer algo quando estou impossibilitado de fazê-lo?
Será que isto ocorre com todo o mundo ou só com preguiçosos e acomodados como eu?
Estou ansioso por levantar desta cama, andar uns quatro quilômetros com minha cachorra, preparar um canteiro para reiniciar minha horta no fundo do quintal, contratar a pintura de meu quarto e dos muros da casa, consertar a chaminé da churrasqueira, arrumar a minha oficina/depósito e descartar no lixo quase um caminhão de coisas inúteis que estão há anos sem serem utilizadas, usar minha experiência para ajudar alguém a superar algum problema, enfim fazer um sem-número de coisas menos relevantes, mas necessárias.
Será que farei mesmo estas coisas quando estiver em condições?
A pergunta que não quer calar...

Já estou em casa outra vez, e resolvi publicar este texto, escrito há dias atrás...