FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 13 de outubro de 2013

A INVASÃO DOS TRANSGÊNICOS


Por definição, transgênico é um ser vivo que recebeu um gene de outra espécie animal ou vegetal. O gene inserido pode vir de outra planta ou animal, mesmo de espécies diferentes.  
A princípio, a mutação transgênica em vegetais tem por finalidade melhorar suas qualidades nutritivas ou produtivas, ou até torna-lo mais resistente às pragas naturais, ou às mudanças climáticas.
Em tese, os vegetais modificados dependeriam menos de agrotóxicos e fertilizantes. 
Tudo seria ótimo, se o ser humano realmente pudesse antever e inferir todas as consequências de tais mutações. Mas, quando o bicho homem se mete a interferir no curso natural das coisas, nem sempre o resultado é garantido, apesar das melhores intenções de quem o faz.
Por isto, existe uma corrente de pessoas ligadas à conservação do meio ambiente que vê com ceticismo os supostos benefícios dos alimentos transgênicos.
A organização internacional ambientalista Greenpeace, por exemplo declara que:

"A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos. Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia, e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. O Greenpeace defende um modelo de agricultura baseado na biodiversidade agrícola e que não se utilize de produtos tóxicos, por entender que só assim teremos agricultura para sempre."

No Brasil, desde 1998 foi liberado o plantio e a comercialização da soja transgênica, apesar da oposição dos grupos ambientalistas nacionais.
Mais recentemente, o mesmo ocorreu com o milho, e aí eu comecei realmente a perceber as mudanças. Pois se eu faço pouco uso da soja na minha dieta, o mesmo não ocorre com o milho!
Sabe-se que o milho tem sido modificado pelo homem desde os primórdios de sua cultura, através de cruzamentos, melhorando a sua qualidade para alcançar a produtividade que temos hoje.


Evolução genética resultante da manipulação do milho, desde a variedade primitiva chamada teosinto (E) até ao milho atual (D).

Porém, com as mutações  genéticas feitas em laboratórios por empresas privadas, os tipos de vegetais gerados passaram a ser patenteados por grandes laboratórios como Monsanto, BASF, Bayer, Dupont e Syngenta. No Brasil, em 1999 a Novartis foi autorizada a realizar testes com uma variante de milho transgênico chamada BT.
Entretanto, segundo a Wikipédia:

"Em relatório recentemente divulgado, notou-se que submeter camundongos a dietas contendo quantidades significativas de determinado tipo de milho transgênico (o MON 863) é prejudicial à saúde destes animais e pode causar lesões consideráveis em órgãos importantes (rins, fígado, etc), interferir com a função do sistema imunológico (contagem de linfócitos, leucócitos, granulócito), e alterar seus metabolismos (glicose)."

Há alguns meses, recebi pela internet um arquivo PPS, que eu a princípio classifiquei como uma daquelas correntes alarmistas que tanto infestam a rede. O tal arquivo denunciava que alguns produtos comercializados no Brasil já estavam fazendo uso do milho transgênico, sendo que eram marcados discretamente por um símbolo: um triângulo amarelo com a letra "T" em preto. Para minha surpresa, eu localizei na minha despensa um pacote com o tal símbolo, que eu nem havia percebido ao comprar o produto!

Este símbolo aparece quase sempre em locais meio escondidos e em pequenas dimensões, nas embalagens de transgênicos.

Pois bem! Agora, passados alguns meses, fui verificar nas prateleiras do supermercado, e para minha nova surpresa, não consegui localizar um só produto derivado de milho que não ostentasse o fatídico triângulo amarelo!
Desde flocos de milho, farinhas, salgadinhos de diversos sabores até ao popular amido de milho de diversas marcas!
Para não falar da pipoca que você saboreia no cinema ou diante da TV!
Assim, me vi sem opção, e fiquei sabendo que em, alguns países produtores, a maioria da produção já é de transgênicos!
No Brasil, a exemplo do que aconteceu com a soja, a implantação foi feita "na marra", antes mesmo de que fosse liberado o cultivo e comercialização.
A produção atual de milho transgênico no Brasil já é de 85% do total!
Segundo a BBC:

"Dezoito variantes de milho geneticamente modificado foram autorizadas pelo CTNBio, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia que aprova os pedidos de comercialização de OGMs (organismos geneticamente modificados)."

Atualmente, vegetais transgênicos ocupam mais de metade da área cultivada no Brasil.
A partir do ano que vem, será comercializado no país um tipo de feijão geneticamente modificado pela EMBRAPA, resistente ao vírus do mosaico dourado, uma praga que ataca nosso alimento mais popular.
Nos EUA, a FDA (Food and Drug Administration, órgão que regulamenta e fiscaliza a alimentação naquele país) aprovou em caráter prévio a comercialização e consumo de um tipo de salmão geneticamente modificado.
E os testes com ratos?
Os testes feitos até agora só detectaram efeitos negativos em um tipo de milho, não comercializado em nosso país. Mas, grupos ambientalistas continuam exigindo que se retarde a liberação do consumo até que sejam feitos mais testes, inclusive sobre a influência a longo e médio prazo dos transgênicos no meio ambiente onde são cultivados.
Porém, a polêmica está sendo atropelada pela produção, pois os agricultores querem aproveitar de imediato as vantagens econômicas do plantio e produção de transgênicos e antes mesmo da regulamentação já faziam uso dos mesmos.
Parece que os transgênicos vieram mesmo para ficar, e os vegetais originais sobreviverão apenas em bancos genéticos, como peças de museu.
Esperemos que os nossos aprendizes de feiticeiro não ocasionem danos reais e irreversíveis ao meio ambiente e que realmente possamos aproveitar os benefícios da genética para alimentar a sempre crescente população do planetinha azul...

10 comentários:

  1. Aff sou tão desligada (e não deveria) dessas coisas que corri na despensa pra checar. E não é que meu pacote de milho de pipoca tem lá esse símbolo?! Pergunta: se os ambientalistas estão alertando pros danos causados no meio ambiente, qual seria pra nós consumidores? Morremos mesmo é pela boca, né amigo?!
    Beijuuss e um ótimo domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, não há provas concretas de que o milho transgênico cause danos ao meio ambiente ou ao consumidor.
      O argumento dos ambientalistas é de que as consequências do cultivo e do consumo ainda não foram avaliadas o suficiente.
      Para avaliar consequências a longo prazo, é preciso de um longo prazo...
      E os produtores não parecem dispostos a esperar...
      Bjs, Rê!

      Excluir
  2. Ola,Leonel,como não consumo quase milho nem pipocas não fiquei muito alarmada,mas como Regina também dei uma olhadinha na dispensa........Destes uma 'aula' impecável sobre o assunto,e alertar é sempre preciso.....Meu grande abraço,e adorei em seres o primeiro a me visitar neste ensolarado domingo.SU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Suze, eu gosto de polenta e também de salgadinhos, que na maioria são feitos com milho...
      Tenho que rever meus hábitos...
      Um abraço!

      Excluir
  3. Bom dia comandante Leonel,
    também ficarei atento, sobretudo porque aprecio muito produtos derivados do milho.
    Uma excelente semana que se inicia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, talvez em breve não tenhamos alternativa!
      Abraços, Milton!

      Excluir
  4. Sem contar que o milho é o principal componente das rações animais... como vai a saúde do nosso franguinho de cada dia?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado: existem ainda estes desdobramentos, com a produção de rações para animais que "por tabela" acabarão nos alimentando!
      Até peixes produzidos em cativeiro podem entrar nesta dança!
      Abraços, amigo!

      Excluir
  5. De assustar amigo!! Em que mundo vivemos e como ele estará daqui para a frente...

    Muito boa postagem!!! Bjos

    ResponderExcluir
  6. Fui olhar na prateleira ,e o milho de pipoca não tinha esse sinal , mas já o litro de óleo de Soja tinha . Fiquei apavorado , perguntei a me mesmo , Meus Deus , será que é o Sinal da Besta ???

    Peguei um crucifixo e fiz a reza do são cipriano 15 vezes .

    Agora não tem mais perigo , pois São cipriano nos salvou !!

    Hip hip , Hurra , hip hip hurra

    ResponderExcluir