FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 30 de dezembro de 2012

MAIS UMA VOLTA

Breve, os habitantes do planetinha azul Terra estarão completando mais uma volta em torno da estrela-mãe Sol.
E, cada vez que se completa uma volta,  período chamado pelos homens de ano, isto ocasiona certos efeitos psicológicos nos seres humanos que habitam a Terra e reconhecem este ciclo como legítimo.


As pessoas comemoram por mais um período completado, avaliam o que fizeram durante o ano que passou, planejam metas para o próximo, e quase sempre resolvem  começar atividades adiadas por diversas vezes: dietas, programas de atividade física, reformas na casa, arrumação das bugigangas e até mudanças de atitude.
Nem sempre as propostas são cumpridas, mas ficam o reconhecimento de sua legitimidade e as tentativas de cumpri-las.
Não vou  falar de minhas propostas nem das minhas metas, que tentarei cumprir se puder...
Mas, de coração, desejo que reflitamos sobre o que passou, analisemos o porquê de algumas coisas terem dado errado, e tentemos mudar de atitude em relação a essas coisas.
E, caindo no lugar-comum, envio aos amigos que aguentaram ler até aqui meus votos de um utópico:
 
FELIZ ANO NOVO!
QUE A PAZ ESTEJA CONVOSCO!
ABRAÇOS A TODOS!   

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

BREVE MENSAGEM NATALINA

Depois de uma ausência involuntária, volto a esta página para tentar recomeçar o diálogo com os incontáveis e simpáticos amigos da blogsfera.
É como voltar a voar outra vez, ficar pairando suspenso no éter da rede, vendo as cores e sons passarem pertinho, se desviando suavemente para todos os lados...
Navegando pelas blogsferas...
 
As, vezes, eu penso já ter dito tudo o que penso sobre o Natal, sobre meus traumas de infância pobre, sobre o aspecto marketológico da exploração "capitalística" do sentimento religioso e sobre o personagem de vermelho criado como símbolo do refrigerante, que acabou substituindo o autêntico benfeitor das crianças, a respeito do qual mal se ouve falar.

 O velhote enganador, flagrado em um assalto à geladeira de alguém...

Mas, afinal, a tradição e a fé mantiveram a data, embora nem todos tenham consciência do seu real significado.
Pelo menos, o Natal é uma boa desculpa para as reuniões familiares, para o perdão de velhas ofensas, reatamento de velhas amizades, reaproximação dos afastados e premiações meritórias, além de alguns abusos gastronômicos, em detrimento das dietas.
Assim, que os cristãos celebrem o nascimento de Cristo, e que todos abracemos nossos familiares com carinho, curtamos as iguarias com moderação e aproveitemos alguns momentos de paz e ilusão.
Sonhar sempre será permitido!
E, como eu já falei em outras ocasiões, esta é uma boa data para sonhar!
Um FELIZ NATAL a todos vocês, meus queridos amigos de blogsfera!