FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ANO NOVO, NOVAS METAS...E AGRADECIMENTOS

Quando criança, meu personagem predileto das histórias em quadrinhos era o Pato Donald. E eu gostava particularmente daquelas histórias sobre resoluções de ano-novo, este costume tão americano que também acabou por chegar aqui.
Só que lá a coisa era séria e as propostas de cada um eram escritas em papéis e colocadas em envelopes para posterior conferência. E havia punições para os que descumpriam primeiro as próprias propostas. Se me lembro, a pior delas era lavar os pratos da casa durante seis meses!

 Margarida pressiona Donald: parece que assumir resoluções de ano-novo era uma obrigação social...

O velho e maldoso Donald sempre tentava trapacear e enganar seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Só que geralmente o tiro saía pela culatra...
Mas, na vida real, já tentei estabelecer metas e houve um ano em que a coisa quase funcionou...
Eu estava construindo minha casa e estabeleci prazos para a conclusão de algumas fases da obra e para outras atividades.
Mas, via de regra, eu não costumo propor para mim mesmo coisas muito difíceis de realizar. Acho melhor alcançar metas pequenas do que deixar grandes planos pelo caminho... 

 Como sempre, depois que o tiro saia pela culatra, Donald queria descontar nos sobrinhos...

Assim, não vou prometer mudar meu caráter ou minhas atitudes em relação aos outros seres humanos, embora estas mudanças sejam desejáveis e sempre devam ser buscadas. Coisas assim fazem parte do processo de evolução como pessoa e ocorrem gradativamente.
Porém, minhas metas serão coisas simples e fáceis de realizar, como: impermeabilizar o muro, eliminar as coisas inúteis que tenho guardadas, pintar a casa ou organizar minhas gavetas.
É claro que não serão exatamente as acima citadas, mas outras dentro deste padrão.

Depois dessa embromação toda, quero mesmo é agradecer a todas essas pessoas maravilhosas que povoam essa blogsfera pelo carinho, amizade e compreensão que me dedicaram durante todo este ano, difícil para mim!
Que tenham todos uma boa festa de passagem de ano e que mais que isso, tenham um ano de 2012 com mais alegrias, amores, saúde e realizações do que este que se encerra!

Muito obrigado, pessoas queridas!
Espero passar mais alguns anos com vocês! 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

VISITANTE NATALINO

25 de dezembro de 2011.
Ontem, no dia do Natal, meu compadre apareceu aqui em casa para ajudar a eliminar os restos da ceia natalina: pernil, bacalhau, rabanadas, etc.
E de passagem, conseguiu a mágica de “ressuscitar” o meu computador desktop, que estava em coma há uns seis meses. Em determinado momento, em meados deste ano, após ser desligado normalmente no dia anterior, ele simplesmente ignorara o meu toque no botão.
Eu comentei com ele este caso, e ele se prontificou a levar a fonte de força para testar no seu trabalho, e se constatase a pane, eu compraria uma nova e estaria tudo resolvido, pois eu teria acesso aos meus arquivos inertes.
Porém, antes de retirar a fonte, ele sugeriu que tentássemos liga-lo na tomada uma última vez. Fui buscar o cabo de força, e com o micro aberto, liguei na tomada e apertei o botão: aleluia!
A magia do Natal apareceu e o micro voltou à vida!
Não sei no que ele mexeu enquanto eu fui buscar o cabo, nem quero saber...
Completamos colocando o monitor e os periféricos usuais e pude constatar que tudo estava normal.
Mas dali a pouco, ouvi minha cadelinha Dolly, no quintal, começar a latir com fúria inusitada, o que não era comum! Estava numa passagem estreita do lado sul da casa e eu abri a janela para ver o que seria...
Qual não foi minha surpresa ao ver que o motivo de sua bronca era uma jibóia (Boa constrictor amarali, natural da região) de mais de dois metros, tentando forçar passagem, rumo a porta da área de serviço, que aliás estava fechada!

Apesar de ainda não ser das maiores, esta jibóia pode assustar os menos avisados, e já poderia muito bem dominar e devorar pequenos animais domésticos! Como referência, as peças do piso medem 23 cm de lado. (Clique para ampliar)

Corri e abri a porta, para resgatar Dolly, que se recusava a abandonar o posto. Na verdade, tive que carrega-la para poder tranca-la na área de serviço. Mesmo sendo a jibóia uma cobra não venenosa, uma eventual mordida com dentes infectados não seria nada salutar pra o pobre animalzinho.
Este exemplar já não era apenas um filhote, como o que apareceu em abril deste ano, e que foi objeto do meu post SINAIS DOS TEMPOS, de 20 de junho de 2011, e já parecia bem capaz de encarar animais pequenos como a minha cadelinha... Provavelmente, viveu algum tempo nos fundos do meu quintal.
Apanhei um balde tamanho grande e, com um ancinho e um cabo de vassoura, conseguimos erguer a cobra e coloca-la no balde.
Passamos o cabo de vassoura na alça do balde e juntos conseguimos erguer para transportar. A bichinha era bem pesada...
Ela foi levada ao viradouro do final da rua, onde começa uma área de reserva ambiental, e logo que virei o balde de lado, farejou o cheiro da mata, se desenroscou e se embrenhou no meio do capim alto com velocidade surpreendente! 

Pela segunda vez, minha pequena e valente Dolly encarou uma jibóia, e esta já de um tamanho bem apreciável...(Clique para ampliar)

Pelo seu ato de bravura e dedicação no cumprimento do dever, concedi à Dolly a Medalha de Honra da Coragem Canina...e uma dose extra de ração!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL



Natal...
O evento que polariza as atenções, nesses dias que antecedem o final do ano.
Os significados do Natal variam de acordo com as crenças religiosas, com as tradições regionais e nacionais, e com as experiências e convicções pessoais de cada um.
Eu vou me abster de contar histórias e aproveitar o que pode ser aproveitado de positivo, seja por que motivo for.
E o que eu vejo de positivo é que, na proximidade desta data, nos chega no ar, principalmente por divulgação da mídia com interesses comerciais, um certo clima que afeta de forma diferente cada indivíduo, sugerindo euforia, ternura de sentimentos, solidariedade, consumismo, generosidade, culpa, necessidade de aproximação com as outras pessoas e até romance.
E também os benefícios materiais, com a movimentação da economia, o aumento da produção nos setores relacionados e o surgimento de inúmeros postos temporários de trabalho.
Mas, como outras pessoas que conheço, estou ficando meio imunizado contra a tal magia do Natal.
Li comentários e posts bem colocados, lembrando que os sentimentos positivos que parecem nos acometer nesta época deveriam ser uma constante pelos outros dias do ano.
E eu concordo, pois o que ajudaria bastante a humanidade seria uma mudança de postura, onde as pessoas se importassem realmente mais umas com as outras, sempre, e não apenas no Natal.
Assim, estar imune à magia do Natal não é uma atitude sisuda, desiludida ou antipática, mas pelo contrário, é o desejo (frustrado) de que houvesse durante o tempo todo um clima de solidariedade, compreensão e amor entre as pessoas. Soa tão utópico quanto o espírito de Natal, não?
Mas, de qualquer forma, até mesmo para mim, o Natal será no mínimo um pretexto para passar bons momentos na companhia agradável das pessoas que nos são caras, ou para trocar telefonemas ou e-mails carinhosos.
Então, meu desejo sincero é que tenham todos um FELIZ NATAL!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ROMÁRIO: BOLA NA REDE?

De Romário, o ex-jogador da seleção brasileira e de diversos grandes clubes cariocas e europeus, só admirei o futebol, nunca as atitudes nem as declarações.
Não votei nele para um cargo no legislativo, pois não esperava nada dele nesta área, mas ele afinal foi eleito.
Assim, achei surpreendente a entrevista concedida pelo agora deputado federal (PSB-RJ) Romário ao jornalista Cosme Rimoli, da Rede Record de TV, reproduzida no blog TRIBUNA DA INTERNET, do jornal Tribuna da Imprensa, no início deste mês.
 No início deste mês, Romário, no plenário da Câmara Federal,
sugeriu intervenção federal na CBF, se forem comprovadas as
acusações contra Ricardo Teixeira. (Foto: Beto Oliveira)
 
Pelas coisas que falou, tenho que admitir que teve coerência e percebe muito bem o que está acontecendo, além de ter tido a coragem de dize-lo.
Quanto aos atos que ele poderá protagonizar no exercício do seu mandato, eu prefiro aguardar... 
Como publiquei recentemente um post a respeito da Copa de Futebol de 2014, com algumas opiniões, achei interessante um trecho onde o baixinho fala também deste assunto...E algumas coisas coincidem!
A entrevista de Romário é anterior ao meu post, mas, eu não tinha conhecimento dela quando o publiquei.
O site autoriza a reprodução da matéria, desde que citada a fonte, e assim, aqui vai:

sábado, 03 de dezembro de 2011 | 04:10
Romário dá show de bola e mostra que já se tornou um político de verdade. Leia esta entrevista e veja se você não concorda com ele.
O comentarista Mário Assis nos manda esta preciosidade. Uma entrevista sensacional do deputado Romário (PSB-RJ) ao repórter Cosme Rimoli, da TV Record. Mostra que os eleitores que preferiram Romário não desperdiçaram seus votos.
Você foi recebido com preconceito em Brasília?
Olha, vou ser claro, para quem ler entender como as coisas são. Há o burro, aquele que não entende o que acontece ao redor. E há o ignorante, que não teve tempo de aprender. Não houve preconceito comigo, porque não sou nem uma coisa nem outra. Mesmo tendo a rotina de um grande jogador que fui, nunca deixei de me informar, estudar. Vim de uma família muito humilde. Nasci na favela. Meu pai, que está no céu, e minha mãe ralaram para me dar além de comida, educação. Consciência das coisas… Não só joguei futebol. Frequentei dois anos de faculdade de Educação Física. E dois anos de moda. Sim, moda. Sempre gostei de roupa, de me vestir bem. Queria entender como as roupas eram feitas. Mas isso é o de menos. O que importa é que esta sede de conhecimento me deu preparo para ser uma pessoa consciente… Preparada para a vida. E insisto em uma tese em Brasília, com os outros deputados. O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o país precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais.
Essa ignorância ajuda a corrupção? Por exemplo, que legado deixou o Pan do Rio?
Você não tenha dúvidas que a ignorância é parceira da corrupção. Os gastos previstos para o Pan do Rio eram de, no máximo, R$ 400 milhões. Foram gastos R$ 3,5 bilhões. Vou dar um testemunho que nunca dei. Comprei alguns apartamentos na Vila Panamericana do Rio como investimento. A melhor coisa que fiz foi vender esses apartamentos rapidamente. Sabe por quê? A Vila do Pan foi construída em cima de um pântano. Está afundando. O Velódromo caríssimo está abandonado. Assim como o Complexo Aquático Maria Lenk… É um escândalo! Uma vergonha! Todos fingem não enxergar. Alguém ganhou muito dinheiro com o Panamericano do Rio. A ignorância da população é que deixa essa gente safada sossegada. Sabe que ninguém vai cobrar nada das autoridades. A população não sabe da força que tem. Por isso que defendo os professores. Não temos base cultural nem para entender o que acontece ao nosso lado. E muito menos para perceber a força que temos. Para que gente poderosa vai querer a população consciente? O Pan do Rio custou quatro vezes mais do que este do México. Não deixou legado algum e ninguém abre a boca para reclamar.
Se o Pan foi assim, a Copa do Mundo no Brasil será uma festa para os corruptos…
Vou te dar um dado assustador. A presidente Dilma havia afirmado quando assumiu que a Copa custaria R$ 42 bilhões. Já está em R$ 72 bilhões. E ninguém sabe onde os gastos vão parar. Ningúem. Com exceção de São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e olhe lá…Pernambuco… Todas as outras sete arenas não terão o uso constante. E não havia nem a necessidade de serem construídas. Eu vi onze das doze… Estive em onze sedes da Copa e posso afirmar sem medo. Tem muita coisa errada. E de propósito para beneficiar poucas pessoas. Por que o Brasil teve de fazer 12 sedes e não oito como sempre acontecia nos outros países? Basta pensar. Quem se beneficia com tantas arenas construídas que servirão apenas para três jogos da Copa? É revoltante. Não há a mínima coerência na organização da Copa no Brasil.
São Paulo acaba de ser confirmado como a sede da abertura da Copa. Você concorda?
Como posso concordar? Colocaram lá três tijolinhos em Itaquera e pronto… E a sede da abertura é lá. Quem pode garantir que o estádio ficará pronto a tempo? Não é por ser São Paulo, mas eu não concordaria com essa situação em lugar nenhum do País. Quando as pessoas poderosas querem é assim que funcionam as coisas no Brasil. No Maracanã também vão gastar uma fortuna, mais de um bilhão. E ninguém tem certeza dos gastos. Nem terá. Prometem, falam, garantem, mas não há transparência. Minha luta é para que as obras não fiquem atrasadas de propósito. E depois aceleradas com gastos que ninguém controla.
O que você acha de um estádio de mais de R$ 1 bilhão construído com recursos públicos? E entregue para um clube particular?
Você está falando do estádio do Corinthians, não é? Não vou concordar nunca. Os incentivos públicos para um estádio particular são imorais. Seja de que clube for. De que cidade for. Não há meio de uma população consciente aceitar. Não deveria haver conversa de político que convencesse a todos a aceitar. Por isso repito que falta compreensão à população do que está acontecendo no Brasil para a Copa.
A Fifa vai fazer o que quiser com o Brasil?
Infelizmente, tudo indica que sim. Vai lucrar de R$3 aR$ 4 bilhões e não vai colocar um tostão no Brasil. É revoltante. Deveria dar apenas 10% para ajudar na Educação. Iria fazer um bem absurdo ao Brasil. Mas cadê coragem de cobrar alguma coisa da Fifa. Ela vai colocar o preço mais baixo dos ingressos da Copa a R$ 240,00. Só porque estamos brigando pela manutenção da meia entrada. É uma palhaçada! As classes C, D e E não vão ver a Copa no estádio. O Mundial é para a elite. Não é para o brasileiro comum assistir.
Ricardo Teixeira tem condições de comandar o processo do Mundial de 2014?
Não tem de saúde. Eu falei há mais de quatro meses que ele não suportaria a pressão. Ser presidente da CBF e do Comitê Organizador Local é demais para qualquer um. Ainda mais com a idade que ele tem. Não deu outra. Caiu no hospital. E ainda diz que vai levar esse processo até o final. Eu acho um absurdo.
Muito além da saúde de Ricardo Teixeira. Você acha que pelas várias denúncias, investigações da Polícia Federal, ele tem condições morais de comandar a organização Copa no Brasil?
Não. O Ricardo Teixeira não tem condições morais de organizar a Copa. Não até provar que é inocente. Que não tem cabimento nenhuma das denúncias. Até lá, não tem condições morais de estar no comando de todo o processo. Muito menos do futebol brasileiro…

(Transcrição de matéria publicada no blog TRIBUNA DA INTERNET, do jornal Tribuna da Imprensa -> http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=27037)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DIVAGAÇÕES SOBRE A DATA NATALINA

Novamente o planetinha azul está perto de completar mais uma volta em torno desta estrela de 5ª grandeza que chamamos Sol.
Como estas voltas ocasionam mudanças climáticas periódicas na Terra, passamos a associar muitos eventos a esse ciclo.
Mas, para mim, criado em um meio onde prevalecia a fé cristã, a festa de fim de ano mais notória era o Natal. 
Apesar de ser a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o mestre da paz e do amor, cuja verdadeira mensagem até hoje ainda parece não ter sido compreendida, diversas distorções foram introduzidas nesta celebração, trensformando-a num festival de consumismo.
Assim, meteram na minha cabeça essa história de Papai Noel, uma utopia com a qual eu logo cismei: esmola demais, o mendigo desconfia!

 Cadê meu trenzinho elétrico, seu velho §*%#%§&§ enganador?

Piorou mais ainda quando descobri que, apesar de ter que escrever a tal cartinha pedindo presentes, eu não podia realmente liberar meus sonhos e pedir tudo o que queria.  Logo percebi que o meu desejado trenzinho elétrico nunca seria colocado sob a nossa árvore pelo velhinho da Coca-Cola, não importa o quanto eu fosse bonzinho e educado.
Então, fiquei sabendo que os meus sonhos natalinos estavam limitados às ainda mais limitadas posses do meu pai, que já fazia acrobacias para que tivessemos um Natal farto, pelo menos na parte alimentar. Ainda mais que o dia de Natal lá em casa tinha duplo significado pois era também o aniversário do meu pai.
Até que, em uns três dias antes do Natal, no ano em que eu completei 16 anos, meu pai  nos deixou...sucumbiu aos teores da nicotina dos seus inseparáveis cigarros...
E, por alguns anos, o Natal passou a ser para mim uma lembrança triste...

Hoje, a véspera de Natal significa apenas uma breve reunião para jantar com pessoas amigas, algumas comidas típicas, vinho, conversas em tons saudosistas, trocas de presentes e dormir um pouco mais tarde do que de costume.
Mas, antes, já houve uma troca de mensagens pela internet, onde procuramos rebuscar os verdadeiros significados filosófico-religiosos e humanísticos da data, e até mesmo falar sobre Jesus Cristo e sua mensagem universal de paz e amor ...

Nota: Não se assustem, pois esta ainda não é a minha mensagem de Natal!
 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EU E A COPA

Eu adoro futebol. Joguei minhas peladas, na minha adolescência cheguei a bater uma bolinha em times amadores de futebol e futsal (naquele tempo, chamava-se futebol-de-salão) e frequento estádios desde que meu irmão me levou pela primeira vez a um deles, acho que com cinco anos.
Hoje, acompanho o futebol mais pela TV do que pelas ocasionais idas aos estádios.
Entretanto, não consigo ver com entusiasmo a realização da copa do mundo de 2014 no Brasil. Para mim, parece mais o pai duma família cujos filhos passam fome, se vestem mal, estão doentes e sofrem com diversas necessidades, se propondo a patrocinar uma festa para a vizinhança!
Com os preparativos em relação à copa, acontece um fenômeno parecido com o carnaval: nas semanas que antecedem o carnaval, a gente vê pessoas de poucas posses e natureza simples, declarando que passa noites trabalhando voluntariamente, até sem remuneração, para preparar as fantasias! Não posso deixar de pensar que, se fizessem o mesmo durante o ano, em alguma atividade lucrativa que dependesse de um empenho assim, provavelmente estariam bem melhor de vida!
Pois com a copa, a coisa é parecida, mas, em uma escala astronomicamente maior! Vemos bilhões e mais bilhões surgirem, inclusive em verbas públicas, para a construção e reformas de estádios, e uma mobilização nunca vista de governadores e prefeitos, visando a aprovação de projetos relacionados com a Copa 2014. Que tal se tivessem essa mesma disposição em cuidar da educação e da saúde públicas?
Ah, mas certamente não virão aviões cheios de turistas para aplaudir crianças bem preparadas, escolas de qualidade, nem emergências de hospitais bem equipadas, sem pessoas jogadas pelo chão ou sentadas nas calçadas! Isto não dá ibope!
Alguns dos estádios que estão sendo construídos ou reformados provavelmente terão suas maiores platéias durante a copa, e depois nunca mais serão vistos com sua lotação completa, a julgar pela média de público durante jogos do campeonato brasileiro, nas cidades onde estão localizados.
Em abril deste ano, um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) assinalou que os estádios de Brasília, Cuiabá, Natal e Manaus correm o risco de não gerar lucros sequer para cobrir sua própria manutenção, após a realização da Copa.
O relatório também fez referência ao estado dos aeroportos, ao destacar que as obras haviam começado apenas no de Guarulhos, em São Paulo, e no do Rio de Janeiro.
O BNDES abriu uma linha de crédito para os estados onde há cidades-sede da Copa 2014, num montante total de 4,8 bilhões de reais. O teto máximo para cada cidade é de 400 milhões. Entretanto, até agora apenas três estados foram aprovados para sacar alguma coisa. Outros solicitantes tem problemas com a documentação exigida. E os totais liberados pelo BNDES são bem reduzidos, em função destas indefinições.
O perpétuo presidente da CBF declarou no início da campanha para sediar a copa que “não seria investido dinheiro público nas obras de estádios”. Mas, nos contratos firmados pela PPP (Parceria Público-Privada), ficou estabelecido que 60% dos custos com construção e reformas de estádios seriam de responsabilidade dos estados onde ficariam as sedes da competição.
Segundo alguns órgãos de imprensa, na realidade há mais dinheiro público envolvido indiretamente, por conta de verbas gastas pelas prefeituras e de partes de empréstimos empregados nestas obras.
As exigências da FIFA para a copa não se resumem aos estádios, mas também às áreas adjacentes aos mesmos, à infraestrutura de transportes e aos aeroportos. E o custeio destas obras cabe exclusivamente aos estados onde se localizam as cidades-sede.
Os argumentos a favor dos gastos públicos com a Copa do Mundo no Brasil dizem que o certame trará empregos, aumentará o fluxo turístico, promoverá a revitalização de áreas urbanas e garantirá “investimentos de peso” no país.

Segundo a Delta Construção, uma parte da estrutura auxiliar 
de sustentação dos dutos de ar condicionado cedeu, na obra
do novo terminal de Guarulhos.
(Foto:Sidnei Barros/Folha Metropolitana)

Em 12 de setembro de 2011, as obras à iniciadas no aeroporto de Guarulhos foram interditadas por solicitação do Ministério Público, por não terem sido licitadas.
Para a juíza Louise Vilela Filgueiras Borer, que acolheu a solicitação do MP em caráter liminar, a dispensa de licitação não é justificável porque a necessidade da ampliação do aeroporto é antiga, e a possível situação de caos aéreo tem origem na "inércia da própria Administração Pública".
Mas, dois dias depois, a Advogacia Geral da União e a Infraero conseguiram autorização para continuar as obras.
Aliás, este é uma dos estratagemas que se costuma ver com frequência no buraco negro das obras públicas deste país: as “autoridades” vão deixando as providências que lhes cabem sem definição, até os prazos se esgotarem e as situações virarem emergências. Quando a situação é de caráter emergencial, então as obras podem ser contratadas sem licitação, e eles podem fazer o que bem entenderem, favorecendo a quem quiserem!
Neste caso, mais uma vez deu certo!
As obras do Maracanã também sofreram paralisações devido à greves dos operários por mais segurança, e os custos previstos subiram de 705 para 936 milhões de reais, devido à necessidade de demolição da cobertura, que inicialmente se julgou que poderia ser aproveitada.
Há cinco dias atrás, houve o desabamento de uma ala inteira de telhado nestas obras da expansão do aeroporto de Guarulhos, atingindo alguns operários da obra! Apesar disto, foi menos mal do que se acontecesse com o terminal já em funcionamento, entupido de gente!
O Congresso apresentou ontem um projeto de lei que prevê o uso de bases aéreas militares para o desembarque de turistas. O Comandante da Aeronáutica já teria dado luz verde para a proposta.

“É um sinal realmente de que os aeroportos não vão ficar todos eles prontos e todos eles modificados para os jogos da Copa”, prevê o deputado José Rocha (PR-BA).

O projeto deve ser votado na semana que vem na comissão especial da Câmara e só depois será votado no plenário. Parlamentares acreditam que a votação só será concluída no ano que vem.
Para mim, isto é um indício claro de que algo não está indo bem na preparação dos aeroportos envolvidos! Já estão procurando alternativas!
Por estas e por outras, não sinto nenhum entusiasmo com esse evento!